Os benefícios dos fertilizantes organominerais
22-08-2023

O uso dos organominerais permite uma redução significativa das perdas de nutrientes, como do nitrogênio da ureia por volatilização, do nitrogênio e potássio por lixiviação e do fósforo por fixação no solo

Entre as soluções que incrementam os canaviais estão os fertilizantes organominerais. Quem já utiliza essa ferramenta tem registrado grandes incrementos em produtividade agrícola e aumento de rentabilidade.

A engenheira agrônoma e doutora em solos e nutrição de plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e PhD pela Universidade da Flórida (UF) em fertilizantes e sistemas agrossilvipastoril, Regina Lana, explica que o organomineral é um fertilizante com efeito condicionador de solo e bioestimulante, resultante da combinação de fertilizantes minerais (provenientes de depósitos minerais ou produzidos quimicamente) com compostos orgânicos humidificados (húmus).

“Seu uso permite uma redução significativa das perdas de nutrientes, como o nitrogênio da ureia por volatilização, o nitrogênio e potássio por lixiviação e do fósforo por fixação no solo. Esse fato maximiza a eficiência no uso de nutrientes pela cultura da cana-de-açúcar, resultando em uma nutrição mais equilibrada para as plantas”, elucida a profissional, que também é Pesquisadora do CNPq e FAPEMI, Professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Sócia-diretora da AGRO R Consultoria, Pesquisa e Treinamento.

Além do aumento da eficiência no uso de nutrientes, Lana salienta que diversos outros benefícios derivam da maior utilização dos fertilizantes organominerais. O primeiro deles é a melhoria das condições dos solos. “Esses compostos têm o potencial de melhorar significativamente a saúde dos canaviais, aumentando sua capacidade de retenção de água, melhorando sua estrutura e estimulando a atividade microbiana benéfica. Lembrando que um solo saudável é fundamental para o desenvolvimento de plantas vigorosas e para uma produtividade resiliente e sustentável a longo prazo, mesmo diante de variações climáticas.”

A redução da dependência de fertilizantes químicos sintéticos é outro fator positivo destacado pela pesquisadora. “Além de reduzir o passivo ambiental, a adoção dos fertilizantes organominerais é uma alternativa positiva também do ponto de vista econômico, seja pela redução direta de custos de produção ou pela abertura de novos mercados, que valorizam cada vez mais a sustentabilidade e a produção responsável.”

Veja matéria completa: http://www.canaonline.com.br/conteudo/pesquisar?s=O+uso+de+fertilizante+organomineral+para+alavancar+a+produtividade+do+canavial