Palestra explica como realizar o plantio de cana com preparo de solo reduzido
13-04-2021
Customização dessa operação, que pode dispensar o uso de grade, arado ou subsolador, será abordada pelo engenheiro Auro Pardinho, da DMB, durante o 22º Seminário de Mecanização
A redução das operações de preparo do solo visando o plantio de cana-de-açúcar pode diminuir custos e proporcionar ao mesmo tempo aumento da produtividade e da longevidade do canavial. Não se trata, porém, de nenhuma fórmula mágica. A obtenção desses resultados está relacionada, na verdade, ao uso de recursos tecnológicos avançados.
O engenheiro agrônomo Auro Pereira Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas, vai explicar como otimizar essa etapa do processo de produção agrícola durante a palestra “Plantio mecanizado da cana com preparo de solo customizado”, que faz parte da programação do 22º Seminário de Mecanização e Produção de Cana.
Promovido pelo Grupo IDEA, o evento acontece nesta quarta-feira (14/04), a partir das 13h30. Com palestras técnicas, o seminário será totalmente online e gratuito. As inscrições podem ser feitas pelo site materiais.ideaonline.com.br/mecanizacao2021
Em sua explanação, Auro Pardinho vai detalhar os benefícios do Sulcador com Dispositivo Destorroador, acessório da Plantadora de Cana Picada PCP 6000 Automatizada – fabricada pela DMB. Com uma haste que pode atingir profundidade de até quarenta e dois centímetros, esse sulcador diminui ondulações do terreno e torrões.
Experimento da Agroquatro-S e DMB mostrou que uma área com plantio de cana realizado por máquina convencional (que não possui dispositivo destorroador) apresentou 20% a mais de torrões em comparação à uma área onde foi utilizada plantadora automatizada com esse recurso tecnológico.
“O preparo convencional é uma operação cara. Com o uso desse sulcador, e dependendo das condições da área, é possível fazer um preparo de solo reduzido, podendo não ser necessário o uso de grade, arado ou subsolador”, comenta o gerente de marketing.
Auro Pardinho também vai abordar as vantagens da aplicação de óxido de cálcio e de magnésio na operação de plantio, para o desenvolvimento e o enraizamento da planta. A aplicação desses insumos torna-se viável com a incorporação das Caixas de Óxido – fabricadas pela DMB – à plantadora automatizada.
A performance da Plantadora de Cana Picada PCP 6000 Automatizada e do Sulcador com Dispositivo Destorroador será demonstrada ainda em dois videos, que poderão ser acessados na exposição online do 22º Seminário de Mecanização, do Grupo IDEA. Informações detalhadas sobre esses dois equipamentos, além do Incorporador de Palha com Adubadeira para Adubo e Óxidos e do Distribuidor de Adubo em Profundidade e Calcário Superficial, estarão disponíveis no estande virtual da DMB.
Fonte: CanaOnline

