Para consultor associado da Canaplan, não podemos mais viver à mercê do clima
Para consultor associado da Canaplan, não podemos mais viver à mercê do clima
“Estamos à mercê das condições climáticas a todo o momento. Saber driblá-los, tentando na medida do possível fazer o clima se dobrar às nossas necessidades é o grande desafio da agricultura atual.” Com essas palavras, o consultor associado da Canaplan, Nilceu Piffer Cardozo, abriu sua apresentação durante a live “Os impactos da irrigação por gotejamento na dinâmica de safra da cana-de-açúcar”, realizada pela CanaOnline na última quarta-feira (09).
Segundo ele, a produtividade média dos canaviais do Centro-Sul do país nos últimos anos tem se mantido estagnada na casa das 70 Toneladas de Cana por Hectare (TCH), um volume muito aquém do real potencial biológico da cultura. “Para que possamos aumentar nossa produtividade, não vejo outra saída a não ser avançar no tema irrigação, especialmente em modalidades mais eficientes, como o gotejamento, que permite um melhor aproveitamento dos recursos hídricos.”
Na visão do consultor, já passou da hora do setor falar com mais seriedade sobre o assunto. “Não pode ser um tema que só é lembrado em anos em que as condições climáticas ocasionaram quebra de safra e, em seguida, deixado de lado por conta do retorno da pluviosidade.” Cardozo ressaltou que o investimento em irrigação trará grandes benefícios, seja em produtividade, longevidade, estabilidade de produção e redução de custos.
No entanto, é necessário lembrar que o retorno não será imediato, mas a longo prazo.