Para Jacyr Costa Filho, o setor bioenergético será um exemplo imbatível de energia limpa na COP30
07-10-2025

No II Workshop Tecnologia Canavieira, promovido pela Tracbel Agro em parceria com a John Deere, nesta quinta-feira (2), em Bebedouro-SP, a CanaOnline conversou com Jacyr Costa Filho, um dos ícones do setor bioenergético.

Atualmente, Jacyr integra o conselho de unidades bioenergéticas como a Uisa, em Mato Grosso, Usina Caeté com usinas em Alagoas e São Paulo e empresas como Tracbel.

Jacyr falou sobre a importância do desenvolvimento tecnológico para aumentar a competitividade do setor, possibilitando criar produtos, abrir mercados, e gerar novos usos para o etanol, como o caso do SAF (combustível de aviação), o BioBanker, para o transporte marítimo. “Temos de incrementar o uso e desenvolver o mercado de etanol no mundo, o trabalho da Unica e da Bioenergia Brasil está sendo bastante importante nesse sentido”, salientou.

A COP 30, que é a 30ª edição da Conferência das Partes (Conference of the Parties), é a principal conferência anual da ONU sobre mudanças climáticas, acontecerá em novembro de 2025 na cidade de Belém, no Pará, e reunirá líderes mundiais, cientistas, representantes da sociedade civil e de organizações para discutir e definir estratégias globais para combater o aquecimento global.

Será um importante palco para o Brasil se firmar como referência em energias limpas e para Jacyr, o setor bioenergético é um setor imbatível. “Estaremos presentes na COP30, apresentando como contribuímos para a produção de energia limpa e renovável. O nosso setor produz etanol, biogás, e provavelmente em pouco tempo, teremos usinas com carbono quase zero. Pois, ao reciclar o biogás, reduz-se o uso de nitrogênio, ao não utilizar diesel nas máquinas e caminhões, a redução das emissões promove um ganho bastante efetivo na contribuição para o meio ambiente.”

Confira as informações passadas por Jacyr.