“Para produzir mais na mesma área, o setor pode contar com Nativo contra as doenças da cana”
13-08-2015
Se aumentar a produtividade dos canaviais passou a ser o foco do setor, para que isso ocorra, na visão de José Otávio Menten, professor associado da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ)/Universidade de São Paulo (USP), é preciso que sejam incorporadas novas alternativas de manejo, como a utilização de fungicidas no controle de doenças da cana. “Trata-se de uma oportunidade de se incorporar outras alternativas de manejo, seguindo o que preconiza o manejo integrado de pragas (MIP), já que não é sustentável basear o manejo de doenças em uma ou poucas medidas. O ideal é utilizar o maior número possível de técnicas, simultaneamente ou em sequência”.
Segundo ele, a utilização racional desses produtos pode ser o choque tecnológico que a cultura precise nesse momento de crise. “Essa produtividade, de pouco mais de 70 t/ha, é baixa. A cultura da cana precisa continuar incorporando novas tecnologias para ser sustentável”.
Para atender essa necessidade do setor, a Bayer CropScience lançou o fungicida Nativo® para uso em cana. O produto já fazia parte do portfólio da empresa para controle de patologias em citrus, café hortifruti e grãos e, agora, segundo, Paulo Donadoni, gerente de Marketing Estratégico da Bayer CropScience, a lavoura canavieira também conta com essa alternativa que não só combate as doenças da cana, mas contribui para aumentar a produtividade.
Um grande diferencial do produto, é que pode ser utilizado para prevenir doenças nas variedades cultivadas em diferentes ambientes de produção ao longo de toda a safra. “O Nativo® mantém a proteção necessária para a cana tanto na fase de crescimento inicial, como na fase de crescimento vegetativo até a maturação. Já que permite um limbo foliar mais verde, sem a presença de manchas que estão diretamente ligadas a redução da produção”, salienta Donadoni.
Com vários anos de atuação na cultura canavieira, Donadoni já presenciou outras crises, comenta que a atual é uma das mais longas, mas salienta que uma vez incentivado, a resposta do setor é rápida. “A demanda por etanol e energia é crescente, para atendê-la será necessário aumentar rapidamente a produção", destaca.
O Nativo pode ser utilizado para prevenir doenças nas variedades cultivadas em diferentes ambientes de produção ao longo de toda a safra. Suas características proporcionam um comportamento diferenciado nas folhas, por oferecer maior resistência à lavagem por chuvas logo após a aplicação e maior proteção à planta, “Nativo previne o surgimento da doença protegendo a planta por mais tempo, atuando no controle da ferrugem, reduzindo manchas foliares”, completa Donadoni.
Mais uma vantagem do Nativo, apontada por Donadoni, é que o maturador aplicado nas áreas que receberam o fungicida, o desempenho do maturador é bem superior.
Além disso, o Nativo não se limita ao controle da ferrugem alaranjada, atua no complexo de doenças da cana, entre elas a podridão abacaxi, causada pelo fungo Thielaviopsis paradoxa, e que pode causar quedas de até 50% na brotação e de 42% na produtividade de colmos. O patógeno está presente no solo e pode infectar a cana-de-açúcar logo após o plantio, através de cortes ou ferimentos existentes nos rebolos. Tal fato é particularmente importante, uma vez que os colmos são seccionados por ocasião do plantio, oferecendo portas de entrada para o fungo. O plantio mecanizado aumenta a quantidade de danos nos rebolos, que são colhidos mecanicamente.
O Nativo é aplicado no sulco de plantio, tem efeito preventivo e, segundo Donadoni, acelera a brotação, oferece auto vigor, aumenta o número de perfilhos. O produto também pode ser utilizado na cana-soca e ao apresentar melhores ganhos em produtividade de colmo, quantidade de açúcar por hectare e brotação, levará a maior longevidade do canavial. “Para produzir mais na mesma área, o setor pode contar com nativo, o braço forte contra as doenças da cana”, salienta Donadoni.
Veja matéria completa na editoria Insectshow na nova edição da revista digital CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o App CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br