Para ter longevidade, o produtor precisa entregar para as variedades corretas as condições para produzir
19-10-2016

Ter um canavial longevo é o sonho de todo produtor de cana-de-açúcar e usina. Mas Jaime Finguerut, assessor técnico do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), lembra que a longevidade deve seguir com níveis de produtividade elevados ao longo dos ciclos.

“Longevidade é ter uma variedade que se adapta a um ambiente e perde muito pouco a cada corte, mas não é isso o que ocorre hoje. Está se prolongando o uso de uma variedade com quedas significativas de produtividade. É uma longevidade cara, forçada. O que exige, porém, investimentos significativos.”

Para ele, um dos segredos da longevidade é plantar variedade certa no local certo, além de também melhorar as condições de produção, ganhando novamente a produtividade e quantidade de açúcar. É preciso inclusive se adaptar ao processo de mecanização. Para ele, a parte agrícola deve ser prioridade para as usinas, uma vez que 70% dos custos da empresa estão na matéria-prima. “O produtor precisa ter condição de entregar para as variedades corretas as condições que precisam para produzir.”

Um exemplo bem sucedido de gestão agrícola, que garantiu o aumento da longevidade do canavial, vem do Oeste paulista. Na Fazenda Três Lagoas, situada em Itapura, na região de Andradina, a safra 2016/17 vai muito bem. A produtividade esperada para este ciclo está em torno de 105 t/ha, com idade média de 5,6 cortes. Um crescimento em relação ao ano passado, segundo o produtor Guilherme Mendonça, quando a propriedade registrou 104 t/ha, com 5,5 cortes de média.

 

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.