Paraná institui política de prioridade ao etanol na frota oficial como parte da estratégia climática estadual
18-07-2025

(Foto: Divulgação)
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Decreto publicado nesta quarta-feira estabelece uso preferencial de biocombustível em veículos do governo

O governo do Paraná anunciou, por meio de decreto publicado nesta quarta-feira (16), que passará a priorizar o uso de etanol no abastecimento da frota de veículos oficiais do Estado. A medida, de caráter estratégico, visa reduzir a dependência de combustíveis fósseis e reforçar a adoção de alternativas menos poluentes, em linha com compromissos nacionais e internacionais de sustentabilidade ambiental.

A nova diretriz se integra ao Plano Estadual de Ação Climática 2024–2050 (PAC-PR) e está alinhada com campanhas globais como Race to Zero e Race to Resilience, fortalecendo a atuação do Paraná como referência subnacional em política climática no Brasil.

A coordenação e implementação da mudança ficará a cargo da Secretaria da Administração e Previdência (SEAP), por meio da Coordenação de Gestão de Transporte Oficial (DETO). O órgão será responsável por orientar e monitorar a transição, garantindo que a substituição ocorra de forma gradual, técnica e adaptada às particularidades da frota estadual.

O decreto prevê exceções específicas à obrigatoriedade do uso de etanol, como incompatibilidade técnica do motor; disponibilidade restrita do combustível na localidade; condições climáticas adversas que comprometam o desempenho; exigências contratuais ou legais que limitem a escolha do combustível e situações emergenciais que exijam maior autonomia ou abastecimento contínuo.

Mesmo nesses casos, o governo estabelece que deverão ser adotadas ações de mitigação e compensação, sempre que possível, a fim de minimizar o impacto ambiental.

Além da substituição pelo etanol, o decreto estabelece metas progressivas para a descarbonização da frota pública do Paraná. Entre os compromissos definidos estão a redução de pelo menos 20% no consumo de gasolina até 2026 e a diminuição de 15% no uso de diesel até 2028, com substituição gradativa por biodiesel.