Pedra Agroindustrial e TIM levam 4G a 1 milhão de hectares com nova parceria
01-05-2025
Iniciativa contempla três usinas de cana e uma unidade destinada à pecuária e soja, nos estados de São Paulo e Mato Grosso
O Grupo Pedra Agroindustrial vai ampliar a digitalização de processos em três das suas usinas - lem Serrana (Usina da Pedra), Buritizal (Usina Buriti) e Nova Independência (Usina Ipê), no estado de São Paulo, e uma unidade destinada a pecuária e produção de soja em Barra do Garças, no Mato Grosso (Carpa Serrana) - através de uma parceria com a TIM.
A iniciativa contempla a instalação de 21 torres de comunicação garantindo conectividade de ponta a ponta nas operações do grupo e viabilizando soluções digitais voltadas à otimização de toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, um dos setores que mais demandam tecnologia e automação no campo.
Com o projeto, o total de mais de 1 milhão de hectares, sendo 260 mil hectares de área produtiva da companhia (236 mil hectares com cana-de-açúcar, e os demais entre soja e pecuária), passam a contar com a cobertura 4G da TIM.
O gerente de tecnologia da Pedra Industrial, Ricardo Alexandre Silva, ressaltou que a empresa tem investido em tecnologias para superar a carência de infraestrutura de comunicação no interior do Brasil. "O grande objetivo dessa parceria é levar a tecnologia para o campo, conectar os equipamentos e otimizar a comunicação, ajudando na gestão e nas decisões que a empresa toma no dia a dia", explicou.Além de melhorar a conectividade para os operadores, o projeto também visa otimizar a gestão da produção agrícola e pecuária. "Com a conectividade, conseguiremos coletar grandes volumes de dados de telemetria, o que vai permitir tomar decisões mais precisas, como a otimização de frota e o aumento da produtividade, com menos equipamentos fazendo mais", disse o gerente.
A parceria permitirá a conexão de aproximadamente 4.500 máquinas agrícolas, entre frota própria e de terceiros, otimizando os fluxos de entrega e integração entre campo e usina. Além de outras inúmeras oportunidades que a conectividade pode gerar para o agronegócio com as tecnologias já disponíveis e as que virão nos próximos anos.
Os benefícios do acordo alcançam também comunidades no entorno das Usinas, portanto, a cobertura total da TIM vai chegar aos mais de 1 milhão de hectares, beneficiando 37 mil pessoas, mais de 4 mil propriedades rurais, 9 escolas públicas e 4 unidades de saúde, que serão contempladas com a conectividade, fruto do investimento da Pedra Agroindustrial e em linha com o pilar ESG das duas empresas.
Hoje, a TIM já cobre mais de 20 milhões de hectares com 4G no Brasil e a meta é chegar a 26 milhões cobertos até o fim deste ano. A operadora já beneficia mais de 1,9 milhão de pessoas no campo, abrangendo mais de 306 mil propriedades rurais, 437 escolas públicas rurais, 141 unidades de saúde rurais e 1.043 cidades.

