Período seco ou chuvoso, a aplicação de herbicida deve ser em pré-emergência
02-12-2016

De preferência, logo após a colheita, pois isso trará maior seletividade para a cultura e evitará a matocompetição precoce

Para o diretor da Baldan Soluções Integradas, Edison Baldan Junior, independente do período, o herbicida deve sempre ser aplicado em pré-emergência da cultura e das plantas daninhas, de preferência, logo após a colheita, pois isso trará maior seletividade para a cultura e evitará a matocompetição precoce das ervas com a cana-de-açúcar.

“Devido a milhões de anos expostas a condições desfavoráveis, as plantas daninhas adquiriram maior eficiência na absorção de água via raiz quando comparado à cana-de-açúcar, o que acabou favorecendo seu controle. Além disso, a pré-emergência promove condições favoráveis a seletividade para a cultura, que absorve menos água e, consequentemente, menos herbicida.”

Já na pós-emergência, o consultor explica que, tanto as folhas da cana-de-açúcar como das plantas daninhas, tem a mesma capacidade de absorção de água via folha e, consequentemente, aos herbicidas. “Desta forma, o risco de fito intoxicação e de perdas de produtividade são muito grandes.”

Porém, na prática, nem sempre é possível aplicar o herbicida no timing correto durante o período chuvoso, devido, principalmente, as dificuldades operacionais. Dessa forma, o pesquisador Pedro Christoffoleti, da ESALQ/USP, afirma que a utilização do produto em pós-emergência também é viável. Porém, ele ressalta que, para isso, é essencial que a aplicação seja realizada na condição de pós-emergência inicial da planta daninha, ou seja, quando as folhas largas estão, no máximo, com 4 a 5 folhas e as gramíneas com 1 a 2 perfilhos. “Neste caso, é recomendado que um herbicida de ação pós-emergente seja associado a um de ação pré-emergente, ou de um herbicida que tenhas as duas ações.”

O que não é recomendado durante o período chuvoso, segundo o pesquisador, é que a aplicação seja feita em condições de pós-emergência tardia, pois neste momento a matocompetição já ocorreu e há necessidade de aplicação de herbicidas que não são completamente seletivos para a cana, exigindo aplicações em jato dirigido.

Veja matéria completa na editoria Fitotécnico na edição 38 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.