Petrobras aprova projeto piloto para captura e armazenamento de 100 mil toneladas de carbono por ano
25-09-2025

Iniciativa pioneira visa descarbonizar a indústria brasileira e contribuir para as metas climáticas de neutralização de carbono até 2050

A Petrobras aprovou a construção do Projeto Piloto CCS São Tomé, localizado em Macaé - RJ, uma iniciativa estratégica para alcançar a meta de neutralização de carbono da empresa até 2050. Este projeto é o primeiro do Brasil a integrar captura, transporte e armazenamento geológico de CO₂ em reservatório salino, com o objetivo de capturar até 100 mil toneladas de carbono por ano ao longo de três anos, a partir de 2028.

O projeto, que será monitorado por órgãos reguladores e ambientais como a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), é considerado um marco para o avanço da tecnologia de Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono (CCUS) no Brasil. Ele testará novas tecnologias para descarbonização, abrindo caminho para futuros projetos comerciais de CCUS.

Angélica Laureano, diretora de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, destacou a importância da iniciativa: “A tradição da companhia de empregar tecnologia de ponta para viabilizar grandes empreendimentos offshore está sendo colocada também em iniciativas de descarbonização. Essa iniciativa é mais um passo concreto da Petrobras na construção de soluções climáticas eficazes.”

O Projeto Piloto CCS São Tomé capturará CO₂ e o injetará em um reservatório salino profundo na região de Barra do Furado, em Quissamã - RJ, ajudando a validar as tecnologias de captura e armazenamento geológico. A iniciativa também permitirá que órgãos reguladores como ANP e INEA testem e ajustem procedimentos, normas e regulamentos, promovendo um avanço regulatório para futuros projetos comerciais de CCUS.

Renata Baruzzi, Diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, explicou a relevância do projeto: "O Projeto Piloto de CCS São Tomé é uma iniciativa estratégica de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que permitirá validar, em ambiente real, tecnologias e metodologias fundamentais para a implantação de hubs de captura e armazenamento de carbono (CCS) no Brasil. As tecnologias aplicadas possibilitam acompanhar a evolução da pluma de CO₂ com precisão inédita no país”.

Além de ser um passo importante para o aprendizado e qualificação tecnológica, o CCS São Tomé posiciona o Brasil entre os países líderes no desenvolvimento de soluções de mitigação de emissões de carbono. Alinhado às melhores práticas internacionais, o projeto visa criar uma plataforma para a implementação de hubs de CCS no Brasil, tanto onshore quanto offshore. Ele também abre caminho para futuras aplicações comerciais de CCUS, como a produção de combustível sintético, e contribui para a redução das emissões de carbono no país.