Plantadora torna-se intercambiável e atende demandas de produtores de cana
06-04-2021

A PCI 4000 Geração IV – fabricada pela DMB –, para duas linhas, pode ser facilmente transformada para o plantio de uma linha-mãe de Meiosi

Aprimorada, a Plantadora de Cana Inteira PCI 4000 Geração IV – desenvolvida e fabricada pela DMB Máquinas e Implementos Agrícolas – volta ao mercado para atender demandas de produtores de cana, entre as quais, a desdobra de Meiosi – Método Interrotacional Ocorrendo Simultaneamente - e o plantio da linha-mãe desse sistema.

A máquina foi desenvolvida para realizar todas as operações de plantio de uma só vez, inclusive a aplicação de inseticidas contra pragas de solo, utilizando cana inteira e plantando duas linhas de cada vez, com rendimento em torno de cinco hectares por dia.

A grande novidade é que a PCI 4000 Geração IV tornou-se intercambiável. Se o produtor optar em fazer o plantio de Meiosi com apenas uma linha-mãe, essa máquina pode ser modificada para o plantio de uma linha. “A plantadora permite isto para quem não planta mais duas linhas-mãe. Para desdobrar Meiosi, logicamente vão ser utilizadas duas linhas”, observa o engenheiro agrônomo Auro Pardinho, gerente de marketing da DMB.

Para que ocorra essa mudança, é preciso que o produtor retire os dois sulcadores da máquina e recoloque um deles centralizado na barra porta ferramentas da plantadora. O mesmo procedimento deve ser adotado com as caixas picadoras, os cobridores e os discos de corte caso necessário. A transformação da plantadora para uma linha pode contar – sempre que houver necessidade – com o acompanhamento e orientação da equipe técnica de pós-venda da DMB.

“Muitos produtores passaram a procurar a plantadora de cana inteira para adquiri-la no mercado de máquinas usadas. A DMB resolveu fabricá-la novamente para atender essa demanda. Foi aprimorada para fazer também o plantio de uma linha só”, ressalta Auro Pardinho.

De acordo com ele, a PCI 4000 Geração IV pode ser usada, entre fevereiro e abril, para plantio de cana de ano e meio e para desdobra de Meiosi. Para o plantio das linhas-mãe de Meiosi geralmente é utilizada em agosto e setembro. No caso do plantio da cana de ano, que é menos adotado pelo produtor, é usada em setembro e outubro – informa.

“O consumo médio dessa plantadora é de sete ou oito toneladas por hectare. Tem produtor que gasta seis toneladas por hectare. Com a PCI 4000 Geração IV, o plantio fica bem-feito e há baixo consumo de cana”, comenta o gerente de marketing da DMB, que é uma importante provedora de soluções voltadas ao plantio mecanizado e manual de cana para produtores, unidades e grupos sucroenergéticos.

Fonte: CanaOnline