Plantio com excelência
26-08-2019
O setor busca aprimorar o plantio para obter canaviais com alta produtividade por muitos cortes
Luciana Paiva
A base para um canavial produtivo é um bom plantio, que se apresenta como a etapa mais sensível durante o ciclo da cultura e tem custo elevado, ultrapassando R$ 7 mil por hectare. “Por isso, é importante planejar a operação com cuidado e respeitar boas práticas agrícolas”, observa o engenheiro agrônomo Michel Fernandes, consultor especialista em produção de cana-de-açúcar.
A longevidade do canavial também depende de um plantio com o mínimo de falhas possíveis. O alvo é um plantio sem falhas. O plantio é a fase de maior investimento por hectare cultivado. Se no caso houver uma adoção inadequada de técnicas para um plantio pleno em produção, ficará muito difícil ao produtor sustentar o lucro ao longo de todos os demais ciclos de corte.
O setor já se conscientizou que formar canaviais tipo longa-vida – com alta produtividade por muitos cortes – é um fator primordial para manter a boa saúde financeira do negócio. “As empresas com melhor situação financeira são aquelas que sabem plantar, sabem formar um canavial com excelência”, diz Alexandre Figliolino, consultor da MB Agro Associados.
Mas esta tarefa não é fácil. A tomada de decisão sobre o plantio envolve uma série de cuidados em relação à lavoura. É preciso atenção nesse momento, pois o plantio bem realizado levará a um benefício para os cortes da cana nos anos seguintes. Pode-se dizer que o plantio é o primeiro passo para buscar aumento de produtividade e qualidade da lavoura. Nesse momento, refletir sobre alguns pontos importantes irá promover, portanto, maior longevidade do canavial.
![]() |
| A longevidade do canavial também depende de um plantio com o mínimo de falhas possíveis |
Assim, é preciso garantir que as etapas de sulcação, adubação, distribuição de toletes ou rebolos, e cobrimento do sulco sejam feitas com qualidade. E avaliar a qualidade do plantio, de acordo com alguns parâmetros: profundidade na sulcação, paralelismo nos sulcos, quantidade de gemas nos sulcos por metro linear, qualidade do material a ser plantado (injúrias mecânicas, etc.), profundidade da terra da cobrição, acabamento da sulcação junto aos carreadores, entre outros.
Confira o Especial CanaOnline – Plantio com Excelência - http://www.canaonline.com.br/conteudo/edicao-61-portal-canaonline-julho-agosto-2019.html


