Plínio Nastari está no livro Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito
15-07-2024
O livro é um “catálogo digital” com a análise de especialistas sobre a evolução do setor bioenergético e o registro de personalidades que contribuem e contribuíram para essa evolução
Em 1992, o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a eliminar totalmente o chumbo tetraetila de sua matriz de combustíveis. Altamente tóxico, o elemento era utilizado como um aditivo para elevar o poder de octanagem da gasolina. Graças a instituição do ProÁlcool em 1975, o país iniciou um processo de substituição desse metal pelo etanol anidro e que atingiu seu ápice no início da década de 1990.
O bom exemplo brasileiro atraiu a atenção de outros países, entre eles os Estados Unidos, que pretendiam eliminar o chumbo de sua matriz de combustíveis. No entanto, o governo estadunidense não possuía estudos aprofundados sobre o etanol e seus possíveis impactos nas políticas energética, industrial, agrícola, de transportes, social, trabalhista e ambiental.
Foi então que uma equipe brasileira, liderada por Plinio Nastari, um profundo estudioso dos biocombustíveis, foi destacada para auxiliar nossos vizinhos norte americanos no desenvolvimento da produção interna de etanol, que utilizaria como matéria-prima o milho, na época com estoques abundantes devido a paralização das exportações para a Rússia como forma de “boicote” pela guerra contra o Afeganistão.
Detentor dos graus de M.Sc. e Ph.D. em Economia Agrícola pela Universidade Estadual de Iowa, Nastari foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da indústria de etanol nos EUA, tendo recebido, inclusive, o título de cidadão honorário do Estado de Nebraska. Posteriormente, recebeu ainda um prêmio na Casa Branca por sua contribuição para o desenvolvimento do uso de biocombustíveis na aviação.
Doutor Plínio é um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, produzido pela equipe da CanaOnline. O maior levantamento jornalístico sobre a evolução do setor bioenergético, além de retratar ícones do universo canavieiro. O livro que tem versão impressa e digital terá seu primeiro lançamento em agosto na 30ª Fenasucro & Agrocana.

