Polícia Ambiental paulista propõe alterar a tabela e a pontuação dos critérios em casos de incêndios criminosos em canaviais;
15-06-2021

Fogo não combina mais com a cana. Foto: Banco de imagens CanaOnline
Fogo não combina mais com a cana. Foto: Banco de imagens CanaOnline

No dia 03 de junho, a Cyan Agroanalytics promoveu uma live para debater a prevenção e o controle de incêndios em canaviais, além de questões legais referentes ao tema 

Leonardo Ruiz

A Polícia Ambiental no estado de São propõe alterar os critérios em relação aos incêndios nos canaviais. “Essa atitude não tem coerência com todo o trabalho que tem sido realizado pelo setor, que há muito tempo não se beneficia mais do fogo”, afirmou a advogada Helena Pinheiro Della Torre Vasques, especialista em desenvolvimento sustentável entre produtor rural e meio ambiente, durante live promovida, no último dia 3 de junho, pela Cyan Agroanalytics, uma empresa especializada na gestão de combate de incêndios - do monitoramento até a defesa.

Dra. Helena explicou que a Polícia Ambiental do Estado de São Paulo esclareceu que a proposta altera a pontuação de critérios previamente estudados e implementados pelo setor e Polícia Ambiental através Planilha Corta-Fogo. “Antes, caso o produtor rural ou usina não cumprisse com determinado item, ele apenas deixaria de receber aqueles pontos. Agora, eles lhe são tirados, tornando quase impossível atingir a pontuação ideal dentro do programa.”

Para ela, se as usinas ou propriedades independentes não criarem um dossiê favorável atestando suas ações preventivas e de combate - especialmente num ano altamente favorável a ocorrência de incêndios, como 2021 -, poderão enfrentar sérios problemas legais caso alguma área venha a ser atingida pelo fogo. “Esse tipo de dossiê pode salvar uma companhia de multas milionárias, pois, por meio dele é possível provar quais ações foram tomadas antes e durante o incêndio. Sem essas informações, fica muito difícil anular uma multa ou até mesmo uma ação na esfera criminal.”

Durante a live, o sócio da Cyan Agroanalytics, Ricardo Imai, falou sobre a tecnologia da companhia de monitoramento e de apontamento de combate aos incêndios em canaviais. Segundo ele, a plataforma é bastante completa e robusta e ajuda usinas e produtores a passarem “quase ilesos” pela temporada de incêndios. “Esse sistema é 100% online, coleta automaticamente dados de todos os satélites disponíveis na região onde está localizado o canavial e envia alertas para os centros de inteligência das unidades agroindustriais ou diretamente para o celular e/ou e-mail dos produtores. Após o alerta, o software também traça a rota mais curta até o local do incêndio.”

A ferramenta permite, ainda, saber a localização exata de cada equipe de combate, sendo possível, inclusive, acompanhar seu deslocamento em tempo real. “Isso é imprescindível para determinar qual unidade poderá chegar mais rapidamente ao local do incêndio e para saber, posteriormente, quais delas participaram efetivamente do combate”, salienta Imai.

A plataforma da Cyan Agroanalytics também é altamente eficiente para a realização de apontamentos e geração de relatórios. De acordo com Imai, o sistema pode, por exemplo, fornecer informações de umidade, temperatura e vento em tempo real ou para os próximos três dias.”

A plataforma inclui registro dos dados da Planilha Corta-Fogo; funcionamento offline no campo; geração de relatórios em PDF e checagem e edição dos relatórios após o combate. Lembrando que os apontamentos ficam salvos no sistema, organizados por data, fazenda ou até mesmo tipo de apontamento. “Todos esses dados poderão, posteriormente, ser utilizados como provas de prevenção, de combate, de ato de terceiros e mensuração de dano, se tornando determinantes para o sucesso na defesa e/ou ausência de aplicação de multa”, ressalta Imai.

Durante a live, o sócio da Cyan Agroanalytics destacou que a plataforma da companhia conduz um amplo monitoramento das descargas elétricas, sejam elas dos últimos 90 dias ou até mesmo as que estão ocorrendo no momento da verificação. “Além de gerar uma informação relevante para um possível dossiê, essa ferramenta permite orientar as equipes próximas a saírem do local afetado e buscar abrigo.”

Saiba mais no site: https://cyan-agro.com/