Preço do açúcar cai e atinge menor média para fevereiro desde 2019
11-02-2026

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

Segundo pesquisadores do Cepea, o recuo está ligado à maior participação de açúcar com coloração mais elevada nas vendas

Os preços do açúcar cristal branco encerraram a primeira semana de fevereiro em queda no mercado à vista paulista, conforme levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Na parcial de fevereiro, considerando o período até o dia 6, o indicador do açúcar cristal branco Cepea/Esalq, base São Paulo, registrou média de R$ 103,46 por saca de 50 quilos.

Considerando os valores corrigidos pela inflação, esse é o menor nível desde setembro de 2019. Já em termos nominais, o indicador chegou a operar próximo de R$ 100,00 por saca ao longo de fevereiro, patamar que não era observado desde outubro de 2020.

Segundo pesquisadores do Cepea, o movimento de baixa está ligado principalmente à maior presença de açúcar cristal branco com coloração mais elevada nas negociações. Esse tipo de produto costuma ser vendido a preços menores, o que acaba puxando a média para baixo. “Assim, a redução das cotações reflete mais uma alteração na qualidade dos lotes comercializados do que uma desaceleração da demanda”, destaca o boletim. 

Fonte: Estadão