Preço do etanol sobe enquanto o do açúcar cai no mercado de SP
28-01-2025

Muitos produtores de etanol aguardam com boas expectativas o aumento do ICMS da gasolina C no dia 1º de fevereiro — Foto: Engin Akyurt / Pexels
Muitos produtores de etanol aguardam com boas expectativas o aumento do ICMS da gasolina C no dia 1º de fevereiro — Foto: Engin Akyurt / Pexels

Derivados da cana-de-açúcar apresentaram comportamento divergente na última semana

Por Marcelo Beledeli — Porto Alegre

Na última semana, os principais derivados da cana-de-açúcar apresentaram comportamento divergente no mercado spot de São Paulo, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP. Enquanto o etanol seguiu com cotações em alta, devido à demanda aquecida, o açúcar sofreu uma tendência de baixas no período.

Os preços do biocombustível no mercado paulista caminham para o encerramento do primeiro mês da entressafra de cana-de-açúcar em alta. Segundo pesquisadores do Cepea, o impulso vem da combinação de demanda aquecida e postura firme de vendedores.

Muitos produtores aguardam com boas expectativas o aumento do ICMS da gasolina C no dia 1º de fevereiro – a mudança de imposto pode trazer ainda mais liquidez para as vendas do hidratado.

Com isso, algumas distribuidoras já anteciparam as compras, ainda conforme o Cepea. Entre 20 e 24 de janeiro, o indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado fechou em R$ 2,8141 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), alta de 0,86% frente à da semana anterior. Para o anidro, o indicador foi de R$ 3,2074 por litro, elevação de 2,28% no mesmo comparativo.

fonte: Globo Rural