Presidente e vice da Delta Sucroenergia recebem homenagem pelos 100 anos do etanol no Brasil
22-10-2024

Patriarca da família, Salvador Pereira de Lyra, considerado o “pai do etanol” é destaque na abertura da 24ª Conferência Internacional DATAGRO
O presidente da Delta Sucroenergia, Robert Carlos Lyra, e a vice-presidente da companhia, Virgínia Soriano Lyra Leão, receberam uma homenagem especial pelos 100 anos do etanol no Brasil durante a abertura da 24ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, realizada nesta segunda-feira (21), em São Paulo-SP.
O presidente da DATAGRO, Plínio Nastari, destacou o nome de Salvador Pereira de Lyra (1894-1971), avô de Robert Lyra, como um dos pioneiros da produção de etanol no Brasil. O homenageado, que completaria 120 anos neste 21 de outubro, foi lembrado como um dos protagonistas do início da produção de etanol no Brasil. Sua visão de inovação e sua atuação no setor agrícola ajudaram a moldar a indústria que, ao longo do século, transformou o Brasil em uma potência mundial na produção de biocombustíveis.
"O etanol começou por iniciativa de Salvador Lyra", afirmou ressaltando o legado de trabalho que começou com Lyra e passou por gerações, incluindo o Carlos Benigno Pereira de Lyra Neto (1925-2017), pai de Robert Lyra.
Virgínia Lyra, representando a 5ª geração da família à frente da Delta Sucroenergia, em nome também dos irmãos Rodrigo Soriano Lyra e Renata Lyra de Paula Eduardo, que fazem parte do conselho administrativo, agradeceu a homenagem e elogiou a organização da 24ª Conferência Internacional DATAGRO, destacando a importância do evento para o setor sucroenergético.
A Delta Sucroenergia, com suas duas unidades no Triângulo Mineiro, processou na última safra 12 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e se consolida como uma das principais empresas no cenário brasileiro, gerando mais de 4 mil empregos diretos e 8 mil indiretos.