Presidente executivo da UDOP é homenageado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino
31-03-2023

Antonio Cesar Salibe foi destaque na categoria "Homens que apoiam as mulheres da cana-de-açúcar" por atuar em prol da ampliação do protagonismo feminino e da equidade de gênero no setor da bioenergia.

O presidente executivo da UDOP -- União Nacional da Bioenergia, Antonio Cesar Salibe, recebeu, na tarde de quinta-feira (30), uma homenagem durante o 11º Encontro Cana Substantivo Feminino. O evento acontece no Centro de Cana do IAC em Ribeirão Preto (SP).

Na ocasião, Antonio Cesar Salibe foi destaque na categoria "Homens que apoiam as mulheres da cana-de-açúcar" por atuar em prol da ampliação do protagonismo feminino e da equidade de gênero no setor da bioenergia.

"Fico muito honrado com a homenagem, pois a presença feminina tem aumentado de forma significativa ao longo das últimas décadas no nosso setor. Romper barreiras e quebrar paradigmas acredito ser a forma mais eficaz de inserirmos mais e mais mulheres em nosso segmento, o que fará com que tenhamos uma visão mais humanizada, inclusiva, colaborativa e uma força de trabalho cada vez mais engajada em valores que, por vezes, defendemos, mas que a visão feminina consegue traduzir em ações e resultados muito mais eficientes", afirma o presidente executivo da UDOP.

Clique aqui e assista a transmissão do 11º Encontro Cana Substantivo Feminino.

Qualificação profissional

Para a UDOP, uma das formas de apoiar as mulheres no setor é por meio da qualificação profissional realizada no Congresso Nacional da Bioenergia e no Seminário UDOP de Inovações. Esses são os principais eventos da entidade e registraram uma alta significativa na participação feminina em diversas áreas como operacional, administrativa e gestão direta.

"O percentual de mulheres em nossos eventos tem subido ano a ano. No início, há cerca de 15 anos, por exemplo, a participação feminina ficava restrita a 20% do montante participante, número hoje que já representa cerca de 40% dos profissionais que buscam na UDOP uma qualificação profissional", comenta o presidente executivo da UDOP, Antonio Cesar Salibe.

Já nas modalidades de cursos rápidos e reuniões periódicas dos Comitês Técnicos de Gestão, as mulheres representam 50% do público. Outra iniciativa é o Prêmio UDOP Embrapa de Boas Práticas Ambientais, desenvolvido em parceria com a Embrapa Meio Ambiente desde 2021, que valoriza as ações ambientais das associadas da UDOP. Com o prêmio, houve a percepção de que o corpo gestor desta área é formado 90% por mulheres.

UDOP

No quadro de colaboradores, a UDOP sempre incentivou uma maior participação feminina no quadro de colaboradores. Em toda a história da entidade, de quase 4 décadas, o percentual de mulheres nunca foi menor do que o de homens.

"Cerca de 65% do quadro profissional da UDOP é formado por mulheres, sendo 12 mulheres e 7 homens na equipe. Do total de cargos de alta gestão (gerentes), 50% das vagas são preenchidas por mulheres", ressalta o presidente executivo da UDOP, Antonio Cesar Salibe.

No portal UDOP, também está disponível o Banco de Talentos voltado exclusivamente para os profissionais do setor da bioenergiaClique aqui e acesse a página.

Fonte: Agência UDOP de Notícias