Previsão do tempo para fevereiro é de mais chuva e muito calor
01-02-2024

Mês do Carnaval terá calor e chuva — Foto: Canva/ Creative Commoms
Mês do Carnaval terá calor e chuva — Foto: Canva/ Creative Commoms

Temperaturas vão subir em praticamente todo país; veja quais regiões terão maiores volumes de chuva

Por Marcos Fantin — São Paulo

Fevereiro costuma registrar dias quentes e pancadas de chuva espalhadas pelo Brasil, um clima típico do verão no Brasil. Em 2024, o padrão permanece, com exceção de partes da região Norte, em áreas da região Sul e Centro-Oeste, que devem registrar chuvas abaixo da média neste mês.

No mapa da esquerda, é possível observar os tons em amarelo e laranja que indicam onde deve chover abaixo da média, conforme o gráfico indica ao lado. No mesmo mapa, feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os tons azul e azul claro indicam precipitações acima da média.

Previsão climatológica de chuva e temperatura para o Brasil durante fevereiro

Foto: Inmet/Reprodução

No Sul do Brasil, o tempo deve permanecer seco. De acordo com o prognóstico da Metsul Meteorologia, várias cidades dos três Estados sequer terão chuva na primeira semana do mês, com destaque para o Rio Grande do Sul.

“Onde deve chover mais nos primeiros sete dias de fevereiro é em Mato Grosso, Goiás, centro, oeste e sul de Minas Gerais, áreas de São Paulo próximas de Minas e do Rio de Janeiro, e no Estado fluminense”, diz o boletim. Os acumulados mais fortes estão previstos para Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

Já em parte das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, além das áreas do Pará, Amapá, Tocantins e Paraná, e áreas isoladas do Centro-Oeste, a previsão indica o total de chuva dentro ou pouco acima da média. Essas áreas estão indicadas pelos tons em azul-claro na figura.

Especificamente no Centro-Oeste, a chuva vai ser irregular, com possíveis excessos e escassez em pontos diferentes do mesmo Estado, mas os maiores volumes serão em Mato Grosso e Goiás. Por outro lado, a MetSul afirma que o cenário mais preocupante será em Mato Grosso do Sul, onde mais áreas devem ter precipitação abaixo da média.

Fevereiro será quente

As temperaturas terão um mês de fevereiro acima da média em praticamente todo o país. No mapa da direita, as cores laranjas e amarelas indicam as áreas com a tendência de termômetros acima do normal para o mês, com valores maiores que 25 °C.

O Inmet destaca ainda que em áreas do Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Matopiba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, a temperatura média pode chegar a 30ºC.

Por outro lado, a exceção fica para o centro-sul do Rio Grande do Sul e o sul mineiro, onde são previstas temperaturas próximas à média, indicadas no mapa na cor cinza. Por fim, a cor azul no sul do Espírito Santo, o leste de Santa Catarina e o Rio de Janeiro indica temperaturas abaixo da média.

Como o clima deve afetar o agronegócio em fevereiro?

A previsão da Nottus Meteorologia é que fevereiro seja ainda mais chuvoso que janeiro. No entanto, é importante considerar os efeitos do El Niño, que costuma produzir precipitações na forma de pancadas, nem sempre tão abrangentes, mais localizadas, o que não garante uma persistência significativa de volume.

Segundo o Inmet, é previsto um aumento da umidade do solo nas regiões produtoras em áreas do Matopiba, região formada pelo Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, em razão do retorno das chuvas mais regulares nos meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Agora, isso vai possibilitar o avanço da semeadura e o desenvolvimento dos cultivos da primeira safra.

Fonte: Globo Rural