Produtor de Mato Grosso do sul registra canavial no 12º corte com produtividade de 104 toneladas de cana por hectare
26-08-2019
Junção de solo fértil, bons tratos culturais e manejo correto de colheita é o segredo para a alta produtividade
Registrar alta produtividade por muitos cortes é o desejo do setor sucroenergético, por isso, muitos trabalham para a obtenção da sonhada cana dos três dígitos, aquela que apresenta mais de 100 toneladas por hectare.
Mas em decorrência da grande variedade de condições edafoclimáticas das diversas regiões canavieiras, nem sempre é possível alcançar produtividade na casa das 100 toneladas e estender essa marca por muitos cortes. A maior parte dos solos brasileiros apresenta baixa fertilidade, além disso, outros fatores como baixa pluviosidade, topografia acidentada são obstáculos para a conquista da cana de três dígitos, ou pelo menos encarecem tanto a produção, que se torna mais sensato trabalhar para a obtenção do potencial máximo da área (90, 85... toneladas), mas sem excessos financeiros.
No entanto, quando as condições naturais para a obtenção de alta produtividade dos canaviais são propícias, se for realizado um manejo correto, o resultado é fantástico. Como mostra os profissionais da TCH Gestão Agrícola: a Fazenda São José, em Maracaju, MS, de propriedade de Antonio Moraes Ribeiro, é um belo exemplo dessa junção condições naturais favoráveis + um exemplar manejo agrícola, tanto que: o canavial cultivado com a variedade SP80-1842, no espaçamento de 1,50 m, no 12º corte apresenta 104 TCH.
Uma outra área da Fazenda São José, essa com a variedade RB 966928, plantada no espaçamento alternado (90 cm), no 7º corte registra 92 TCH. A média geral da propriedade é de 94 TCH, com idade média do canavial em 5,8 cortes.
Parabéns ao produtor Antonio Moraes Ribeiro, à sua gerente Izabel Dias, à equipe da São José e à da TCH Gestão Agrícola por esse excelente trabalho.
|
Foto 2. Canavial com a variedade RB 966928, no espaçamento alternado (90 cm) no 7º corte com produtividade de 92 TCH |
![]() |
| Crédito foto: TCH Gestão Agrícola |


