Produtor monta biofábrica de adubação biológica em sua propriedade e aumenta produtividade dos canaviais
27-07-2021

Biofábrica CLC® instalada por Aziz Rassi é destinada a produção contínua do adubo biológico Microgeo®. Foto: Arquivo pessoal
Biofábrica CLC® instalada por Aziz Rassi é destinada a produção contínua do adubo biológico Microgeo®. Foto: Arquivo pessoal

No dia 29 de julho, às 19h, Aziz Rassi participará da live “Canavial 4.0 – As inovações que já fazem a diferença no campo”

Leonardo Ruiz

Há três anos, o produtor Aziz Rassi instalou em sua propriedade uma biofábrica para produção contínua de adubo biológico Microgeo®. O insumo foi a aposta final do agricultor para romper o teto de produtividade de suas áreas, que há anos estava estagnada em 90 Toneladas de Cana por Hectare (TCH). “Mesmo com adubação em taxa variável e um intenso controle de pragas, plantas daninhas e doenças, eu não conseguia elevar minha produção. Comecei a buscar alternativas de fora para sanar esse problema. Foi quando conheci o Microgeo®. Fiz um teste de um ano e os resultados foram tão bons que nunca mais abandonei a tecnologia.”

Atualmente, a média de produtividade agrícola dos 1500 hectares de canaviais do produtor já ultrapassou os três dígitos, fechando no ano passado em 105 TCH. “Até hoje, mantenho uma área de testemunha de 10 hectares. O tratamento realizado é o mesmo do restante da lavoura, porém, sem a aplicação do adubo biológico. A diferença em produtividade anualmente é de menos 15 TCH.”

O Microgeo® consiste em um componente balanceado que nutre, regula e mantém a produção contínua do Adubo Biológico através do Processo de Compostagem Líquida Contínua – CLC®. Esse adubo biológico tem como objetivo restabelecer o conjunto de micro-organismos que vivem e interagem com as plantas e solo. Ao restabelecer a biodiversidade microbiana do solo e estimular seu micro bioma, ele promove benefícios que atuam no condicionamento das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.

Aziz relata que o uso desse adubo biológico permite um melhor enraizamento, absorção de nutrientes, biossolubilização dos minerais e ciclagem da matéria orgânica. O resultado é uma cana-de-açúcar com mais stand, sanidade e perfilhamento.

No dia 29 de julho, às 19h, o produtor participará da live “Canavial 4.0 – As inovações que já fazem a diferença no campo”. Na ocasião, ele dará mais detalhes sobre o uso da tecnologia e os benefícios observados até o momento. O evento será transmitido ao vivo pelos canais digitais da CanaOnline (YouTube, Facebook e LinkedIn) e contará com a participação de:

- Aziz Rassi – Produtor de cana-de-açúcar das regiões paulistas de Batatais e Jardinópolis;

- Mateus Belei - Produtor de cana-de-açúcar da região de Lençóis Paulista;

- João Adalberto Palucci - Gerente técnico da Usina Rio Amambai Agroenergia (Naviraí/MS);

- Fernando Mello – Gerente de projetos da Tereos Açúcar & Energia;

- Renato Coutinho - Especialista em conectividade da Associação ConectarAGRO;

- Mauro Violante - Gerente de desenvolvimento de produto do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC);

Serviço:

Live “Canavial 4.0 – As inovações que já fazem a diferença no campo”

Realização: CanaOnline

Data e horário: Quinta-feira (29/07), das 19h às 20h40

Endereços: O evento será transmitido ao vivo nos canais digitais da CanaOnline: YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=sxRO0aW7_1Q

LinkedIn: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:ugcPost:6825419761367703552/

Facebook: https://www.facebook.com/221708711305971/posts/2433473946796092/