Produtor recupera canavial de sexto corte e já chega ao 14º corte com alta produtividade
05-12-2019
Canavial de sexto corte produzia 60 toneladas por hectares, com tratos culturais realizados na hora e dia corretos, aumentou a produtividade por vários cortes
Antônio de Moraes Ribeiro Neto é produtor rural em Mato Grosso do Sul, entre as lavouras que cultiva está a cana-de-açúcar. O produtor tinha o costume de arrendar as terras para a usina. Porém, quando recebeu de volta uma área de sexto corte devido ao fim do contrato, resolveu assumir a operação de plantio e tratos culturais. Percebeu que canavial estava bastante deteriorado, tanto que a produtividade estava em 60 toneladas por hectare (t/ha). “Aquela área estava claramente condenada. Mas achei que valia a pena recuperá-la, pois não queria arcar com o alto custo de implantação de um novo canavial.”
O produtor conta que o trabalho realizado não foi nada especial ou inovador. As pragas foram controladas, o solo corrigido e a adubação, feita. “Meu grande diferencial foi o timing das operações. Minha equipe fazia tudo na hora e nos dias corretos.”

Fonte: TCH Gestão Agrícola
A tática surtiu efeitos positivos. No ano seguinte, já em sétimo corte, a área anteriormente “condenada” já produziu mais de 70 t/ha, um incremento de quase 20%. A partir dali os números foram subindo, chegando quase aos três dígitos. “Hoje, esse canavial já se encontra no 14º corte e, mesmo assim, ainda está acima da produtividade registrada quando essa área me foi entregue pela usina.”
Além dessa lavoura de 14º corte, Ribeiro Neto possui outro canavial longevo. De 13 cortes. Neste caso, a área foi implantada e tratada durante toda sua vida pelo próprio canavicultor. “Quando vi que a variedade alocada (SP80-1842) era boa, fiz um trabalho de conservação e recuperação. Retirei as pragas e plantas daninhas e conduzi uma excelente adubação, já que meu objetivo era tirar mudar dela, o que consegui com sucesso.”
RECEBA GRÁTIS O CLIPPING DE NOTÍCIAS DA CANAONLINE. CADASTRE-SE NO SITE: WWW.CANAONLINE.COM.BR


