Produtor restabelece o microbioma do solo e a produtividade do canavial ultrapassa 100 toneladas por hectare
05-08-2021

Mesmo com adubação em taxa variável e um intenso controle de pragas, plantas daninhas e doenças, o produtor Aziz Rassi não conseguia romper a barreira de 90 toneladas por hectare, mas aí resolveu apostar no uso do adubo biológico

Há anos que a média de produtividade dos canaviais do produtor Aziz Rassi, nas regiões de Jardinópolis e Batatais, no interior de São Paulo, estava estagnada na casa de 90 Toneladas de Cana por Hectare (TCH). “Mesmo com adubação em taxa variável e um intenso controle de pragas, plantas daninhas e doenças, eu não conseguia elevar minha produção. Comecei a buscar alternativas de fora para sanar esse problema. Foi quando conheci o Microgeo®. Fiz um teste de um ano e os resultados foram tão bons que nunca mais abandonei a tecnologia.”

Atualmente, a média de produtividade agrícola dos 1500 hectares de canaviais do produtor já ultrapassou os três dígitos, fechando no ano passado em 105 TCH. “Até hoje, mantenho uma área de testemunha de 10 hectares. O tratamento realizado é o mesmo do restante da lavoura, porém, sem a aplicação do adubo biológico. A diferença em produtividade anualmente é de menos 15 TCH.”

Aziz foi um dos debatedores da live ““Canavial 4.0 – As inovações que já fazem a diferença no campo”, realizada pela CanaOnline em 29 de julho, e relatou que o uso desse adubo biológico permite um melhor enraizamento, absorção de nutrientes, biossolubilização dos minerais e ciclagem da matéria orgânica. O resultado é uma cana-de-açúcar com mais stand, sanidade e perfilhamento.

Saiba como funciona e como utilizar de forma eficiente essa importante ferramenta, basta conferir a gravação da live: https://www.youtube.com/watch?v=sxRO0aW7_1Q&t=3203s