Produtor rural eleva produtividade de cana de quinto corte em 24,7% em apenas um ano, sem irrigação ou replantio
10-09-2024

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

Protocolo utilizado foi desenvolvido pela Lottus BioSoluções e inclui substâncias húmicas, fertilizantes organominerais e fertilizantes minerais mistos. E poderá ser conferido no 1º CanaShow Alagoas

Por Leonardo Ruiz

Cansado de amargar quebras expressivas de produtividade agrícola a cada corte e de arcar com reformas cada vez mais precoces e “salgadas”, o produtor rural Paulo Guedes iniciou uma série de experimentos em sua propriedade, localizada no município goiano de Bom Jesus de Goiás, a fim de descobrir uma tecnologia que pudesse não somente alavancar a produção de seus canaviais, mas também mantê-la alta por vários anos.

Foi quando se deparou com um protocolo nutricional desenvolvido pela Lottus BioSoluções, empresa paranaense especializada na produção de fertilizantes organominerais. Com três safras de resultados positivos na bagagem, o produtor afirma que sua busca chegou ao fim.

“A cada rebrota, a produtividade agrícola dos meus canaviais caía drasticamente. Algumas vezes, com apenas cinco cortes eu já precisava reformar. Com isso, a atividade estava ficando inviável. Foi quando um colega me indicou a Lottus BioSoluções. Com a adoção do protocolo, consegui ‘ressuscitar’ os canaviais da fazenda, que agora seguem produtivos por mais tempo.”

Após o início do tratamento, os canaviais recém-implantados registraram produtividades agrícolas acima das 110 ton/ha. Já as áreas de cana-soca tiveram suas produções elevadas de 10% a 25%. “Em uma CTC4 de quinto corte, o incremento chegou a 17 ton/ha, saindo de 69,49 ton/ha em 2023 para 86,5 ton/ha este ano. Tudo sem irrigação ou replantio.”

Produtor Paulo Guedes (à dir.) mostra a cana de quinto corte “ressuscitada” pela adoção do protocolo da Lottus BioSoluções

 Foto: Arquivo pessoal

Desenvolvido pensando nas necessidades dos produtores e usinas, o protocolo nutricional da Lottus BioSoluções inclui substâncias húmicas, fertilizantes organominerais e fertilizantes minerais mistos para grandes ganhos de produtividade agrícola e longevidade dos canaviais.

No dia 17 de setembro, os produtores e usinas nordestinas poderão conferir os benefícios desse protocolo in loco durante o 1º CanaShow Alagoas – campo experimental para canaviais sustentáveis. O evento, promovido pela CanaOnline em parceria com o produtor Edilson Maia e a Usina Caeté, acontecerá na fazenda Santo Antonio, propriedade de Edilson, em São Miguel dos Campos/AL. As inscrições estão encerradas.

Lembrando que a Lottus BioSoluções é uma empresa do setor agrícola que atua desde 2015 na produção de fertilizantes organominerais. Sua missão é oferecer fertilizantes de alta qualidade, além de gerar e difundir tecnologias, de modo a tornar a atividade agrícola ecologicamente correta e economicamente viável. Saiba mais: lottusbiosolucoes.agr.br