Produtor se torna viveirista e cria nova fonte de renda dentro da propriedade
28-06-2018

Renato Trevizoli viu na produção e comercialização de MPB uma forma de incrementar sua rentabilidade

Leonardo Ruiz

Em 2016, o produtor Renato Trevizoli, proprietário de 250 hectares de canaviais na região paulista de Taquaritinga, foi um dos selecionados para integrar o “+Cana”, um projeto firmado entre a Coplana - Cooperativa Agroindustrial, Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana) e o Centro de Cana do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). No ano seguinte, foi convidado a integrar um outro projeto. Desta vez, idealizado pela Associação dos Produtores de Cana da Região de Jaú (Associcana) em parceria com o Centro de Cana do IAC.

Nos dois programas, os motes principais eram bastante parecidos. Consistiam no aumento da rentabilidade dos produtores canavieiros, que estavam sofrendo quedas acentuadas na remuneração - devido à crise do setor e à baixa produtividade dos canaviais - e estavam em vias de abandonar a atividade. Em ambos, as peças principais para essa transformação eram as mudas pré-brotadas (MPBs) de cana-de-açúcar.


No “+Cana”, Trevizoli foi apresentado pela primeira vez a esse novo sistema de plantio, que chegou para romper paradigmas centenários. Já no segundo projeto – chamado de “Produção Integrada de MPB - Modelo IAC” – o produtor foi convidado a colocar a mão na massa. Como já tinha conhecimento sobre a tecnologia, foi a vez de aprender a fabricá-la.

Veja matéria completa na editoria Capa na edição 55 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.