Produtores de Campo Florido se beneficiam de modelo de negócios único
20-08-2018
Consecana próprio e auxílio técnico fomentam atividade na região e impulsionam produtividade e rentabilidade dos produtores locais
Leonardo Ruiz
Berço de 21 das 34 usinas sucroenergéticas do Estado, o triângulo mineiro é o principal produtor de cana-de-açúcar de Minas Gerais. Composta por 28 municípios, a região é reconhecida nacionalmente por contar com produtores canavieiros altamente tecnificados e detentores de altas produtividades.
Um dos municípios que tem ganho importância dentro do Triângulo Mineiro é Campo Florido. Lar da maior unidade do Grupo Coruripe, a cidade de apenas oito mil habitantes tem a cana-de-açúcar como força motriz de sua economia local.
O presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), Mário Ferreira Campos Filho, conta que a cana-de-açúcar não apenas trouxe desenvolvimento e geração de empregos para a cidade, como também impactou profundamente a política local. Segundo ele, após o “boom” da cultura na região, diversos produtores decidiram se lançar a cargos públicos, cansados daquela velha política que nada resolvia. “Campo Florido chegou a ter como prefeito um dos maiores canavicultores do país.”
O município também é sede de uma das principais entidades representativas do Centro-Sul: a Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido (Canacampo). Criada em 2001, a associação possui, atualmente, 56 fornecedores, detentores de mais de 57 mil hectares de canaviais.
Veja matéria completa na editoria Gestão de Negócios da edição 57 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.

