Produtos atuam na microbiota do solo e estimulam sistema radicular da cana
04-06-2019
Resultado é mais cana por mais tempo
O desenvolvimento do sistema radicular da cana-de-açúcar tem influência direta sobre algumas características da planta, como resistência à seca, eficiência na absorção dos nutrientes do solo, tolerância ao ataque de pragas do solo, capacidade de brotação, porte e tolerância à movimentação de máquinas. Desses fatores, depende a produtividade final.
Consultor da MS Fernandes Consultoria, Michel Fernandes tem desenvolvido um trabalho na região do Triângulo Mineiro que busca avaliar qual seria o aumento de produtividade e longevidade da cana-de-açúcar caso houvesse aumento do sistema radicular e do número de folhas. “Os vários experimentos realizados até o momento atestam o fato de que o uso de produtos que atuam na microbiota do solo seria de grande valia para os produtores e usinas, pois eles estimulam o desenvolvimento de novas raízes e folhas, criando uma planta mais robusta, melhor brotada, produtiva e, com certeza, com maior longevidade.”
| Para Michel Fernandes, produtos que atuam na microbiota do solo seria de grande valia para os produtores e usinas, pois eles estimulam o desenvolvimento de novas raízes e folhas |
| Foto: Leonardo Ruiz |
O profissional conta que, através desse trabalho, algumas usinas têm conseguido 1,3 cortes a mais, um número bastante expressivo se considerado todo o ciclo da cana. “Cada corte a mais é economia, por isso essa técnica seria tão vantajosa para a usina/agrícola como um todo, porque ela mexe em todo o sistema, seja ele radicular, nutricional ou na microbiota do solo. Dessa forma, um aumento no número de cortes implica em diminuição da área de reforma e, consequentemente, no aumento da eficiência no complexo de cana.”
CONFIRA NA EDIÇÃO 60 DA REVISTA DIGITAL CANAONLINE O ESPECIAL VIDA LONGA PARA A CANA-SOCA - http://www.canaonline.com.br/conteudo/edicao-60-portal-canaonline-maio-junho-2019.html

