Programa de assistência gratuita aos produtores rurais do Triângulo e Alto Paranaíba abre 460 vagas; saiba como participar
04-08-2022
As oportunidades são para as cadeias da bovinocultura de corte e de leite, apicultura, agroindústria da cana-de-açúcar e agroindústria de derivados lácteos.
Por g1 Triângulo e Alto Paranaíba
Mais 460 vagas foram abertas para produtores rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba interessados em receber assistência gratuita pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). As oportunidades são para as cadeias da bovinocultura de corte e de leite, apicultura, agroindústria da cana-de-açúcar e agroindústria de derivados lácteos.
Segundo o Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), os produtores que quiserem participar devem procurar o sindicato rural do próprio município. As vagas são para início nos meses de agosto e setembro.
Os 16 novos grupos serão implantados em 14 cidades, sendo Uberaba, Uberlândia, Monte Alegre de Minas, Pratinha, Limeira do Oeste, Carneirinho, Nova Ponte, Frutal, Ibiá, Perdizes, Itapagipe, Campina Verde, Ituiutaba e Sacramento.
O Programa ATeG trabalha a assistência técnica e práticas de gestão e sustentabilidade com pequenos e médios produtores rurais, pelo período de dois anos. As propriedades participantes recebem visitas mensais do técnico de campo.
Conforme o gerente regional do Sistema Faemg em Uberaba, Caio Oliveira esta é a primeira vez que as duas regiões terão grupos de apicultura, agroindústria da cana-de-açúcar e agroindústria de derivados lácteos, sendo um para cada cadeia. A maioria das vagas são para a bovinocultura de leite, com um total de 300.
“Esta é uma grande oportunidade, principalmente para os pequenos produtores, que poderão receber assistência diretamente na propriedade, com resultados que impactam na redução do custo de produção e no aumento da produtividade”, disse.
Com esta ampliação no programa, as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba passarão a ter 50 grupos do ATeG, em 40 municípios.
Confira os grupos que serão abertos em cada município:
- Uberaba- Bovinocultura de leite e de corte
- Uberlândia- Bovinocultura de corte
- Itapagipe- Bovinocultura de corte
- Limeira do Oeste- Bovinocultura de leite e Apicultura
- Carneirinho- Bovinocultura de leite
- Nova Ponte- Bovinocultura de leite
- Frutal- Bovinocultura de leite
- Ibiá- Bovinocultura de leite
- Perdizes- Bovinocultura de leite
- Campina Verde- Bovinocultura de leite
- Ituiutaba- Bovinocultura de leite
- Sacramento- Bovinocultura de leite
- Monte Alegre de Minas- Agroindústria da cana-de-açúcar
- Pratinha- Agroindústria de derivados lácteos

