Programa de melhoria contínua chega a produtores da região de Capivari
27-02-2019
Expectativa é que os mais de 900 fornecedores associados à ASSOCAP participem do Muda Cana, projeto idealizado pela ORPLANA em parceria com a Solidaridad Network
![]() |
| Para a presidente da ASSOCAP, Maria Christina Pacheco, o Muda Cana vai mostrar os caminhos mais curtos para que os produtores de cana-de-açúcar possam enxergar além da porteira e se transformarem em empresários rurais |
No início de fevereiro, a Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (ORPLANA) lançou oficialmente o Projeto Muda Cana na Associação dos Fornecedores de Cana de Capivari (ASSOCAP), com sede localizada no município paulista de mesmo nome.
O gestor executivo da Orplana, Celso Albano de Carvalho, explica que o Muda Cana é um projeto que oferece suporte ao produtor canavieiro para lidar com os principais desafios da atividade, através de uma gestão eficaz e integrada, tornando o negócio lucrativo, competitivo e sustentável.
![]() |
| Celso Albano explica que o Muda Cana é um projeto que oferece suporte ao produtor canavieiro para lidar com os principais desafios da atividade |
Uma das ferramentas de apoio ao projeto é o aplicativo “FarmingSolution”, desenvolvido pela Solidaridad Network – parceira da Orplana no programa. A gerente de projetos cana-de-açúcar da empresa, Aline Silva, ressalta que o software permite aos produtores rurais encontrar as informações necessárias para a melhoria de suas práticas, sejam elas de gestão, sustentabilidade, riscos ou produtividade. “O aplicativo será apenas uma das vertentes de abordagem junto aos fornecedores, expandindo a assistência técnica através do uso de soluções digitais e também criando um banco de dados que facilitará a identificação de gaps.”
Para a presidente da ASSOCAP, Maria Christina Clemencio Gonzaga Pacheco, o Muda Cana vai mostrar os caminhos mais curtos para que os produtores de cana-de-açúcar possam enxergar além da porteira e se transformarem em empresários rurais. “Para tal, oferecerá instrumentos e ferramentas administrativas para controlarem seus custos, melhorarem suas produtividades e conhecerem a real situação trabalhista e ambiental de suas propriedades. Porém, o sucesso do Muda Cana dependerá basicamente da vontade do produtor em querer mudar.”
![]() |
| Aline Silva, gerente de projetos cana-de-açúcar daSolidaridad Network, fala sobre o aplicativo “FarmingSolution”, |
Além da ASSOCAP, outras cinco associações (Assobari, AFCOP, Socicana, Canasol e Canaoeste) já sediaram o lançamento do Muda Cana para seus associados. Até o final de 2019, outras 13 associações devem integrar o escopo principal do projeto.
Também em 2019,a expectativa da ORPLANA é colocar em prática mais uma fase do Muda Cana: a “faculdade do produtor rural”. A plataforma de Ensino à Distância (EAD) reunirá profissionais renomados que abordarão temas como: técnicas agrícolas, riscos na área comercial, precificação e a metodologia do Consecana. O programa deve, ainda, fornecer informações para o produtor realizar compras de maneira adequada, gerir suprimentos, melhorar os indicadores de produtividade e conhecer as legislações trabalhista, ambiental e tributária.




