Programa de Pós-Graduação do IAC cria disciplina inédita sobre Propriedade Intelectual e Inovação na Agricultura Tropical e Subtropical
08-01-2026
Em 2026, o Instituto Agronômico (IAC) passa a oferecer em seu programa de Pós-Graduação a disciplina inédita sobre Propriedade Intelectual e Inovação na Agricultura Tropical e Subtropical. Ao todo, serão disponibilizadas 20 vagas destinadas a estudantes ingressantes ou regularmente matriculados nos cursos de mestrado e doutorado. As matrículas para inscrição na disciplina estão abertas no período de 13 a 20 de janeiro. As aulas serão coordenadas pela pesquisadora do IAC, Lilian Cristina Anefalos, com a colaboração da equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-IAC), e a participação de palestrantes convidados. O coordenador da Pós-Graduação do IAC, Fernando Cesar Bachiega Zambrosi, será o docente responsável pela disciplina.
A disciplina é optativa e aborda os fundamentos da propriedade intelectual e da inovação no contexto agropecuário. O conteúdo contempla instrumentos de proteção de ativos tecnológicos, gestão da inovação, transferência de tecnologia e estratégias de valorização e comercialização de resultados de pesquisa voltados à agricultura tropical e subtropical. “A disciplina prepara os alunos para compreender o papel da propriedade intelectual e da inovação no avanço da ciência e no desenvolvimento do setor agrícola”, afirma Zambrosi.
Essa iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical busca ampliar a formação dos pós-graduandos ao evidenciar que a pesquisa científica também envolve proteção do conhecimento, inovação e aplicação prática dos resultados. “A disciplina contribui para a formação profissional ao desenvolver competências relacionadas à inovação, parcerias e transferência de tecnologia. Desta forma, amplia as oportunidades de atuação dos alunos em pesquisa, instituições públicas, empresas e ecossistemas de inovação”, diz Anefalos.
Vinculado à Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o IAC vem aprimorando, ao longo dos anos, suas ações relacionadas à propriedade intelectual e à promoção da inovação, a partir dos conhecimentos e tecnologias desenvolvidos na instituição. A experiência acumulada do IAC na proteção e transferência de tecnologias, especialmente por meio do NIT-IAC, permitiu a estruturação de um conteúdo alinhado à realidade da pesquisa e da inovação na agricultura tropical e subtropical.
Nesse período foram desenvolvidas 1.189 cultivares de uma centena de espécies, além de 36 patentes, incluindo aquelas resultantes de parcerias com outras instituições. Atualmente, o IAC detém patentes de máquinas e implementos agrícolas, processos e métodos na área de biotecnologia, bioquímica, pós-colheita, aplicados a diversas culturas agrícolas, com tecnologias voltadas à melhoria das etapas do sistema produtivo.
Das 36 patentes, aproximadamente 42% foram concedidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Além dos depósitos de pedidos de patente, o IAC também realizou o registro de marcas, como estratégia para a inserção de produtos ou serviços no mercado, bem como o registro de softwares.
Por Mônica Galdino (MTb 47045) – Assessoria de comunicação IAC
Do site: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

