Programa Matriz de Habilidades amplia capacitação técnica dos colaboradores da Zilor
04-02-2026
Iniciativa capacita colaboradores das quatro unidades com treinamentos técnicos customizados, realizados durante a entressafra e dentro do horário de trabalho
A Zilor está promovendo mais uma edição do programa Matriz de Habilidades, iniciativa estratégica para nivelar e capacitar os times de operação das quatro unidades agroindustriais – São José (Macatuba), Barra Grande (Lençóis Paulista), Quatá (Quatá) e Salto Botelho (Lucélia), que foi incluída no programa este ano. Mais de 600 colaboradores participam do programa, que acontece entre dezembro e março, durante a entressafra.
Criado em 2021, o programa inicialmente atendia apenas os times de manutenção. Em 2024, foi reformulado e passou a incluir também as áreas de laboratório, recepção, moagem e preparo, utilidades, fabricação de açúcar e fabricação de etanol, ampliando seu alcance e impacto.
A reformulação foi construída com base em um processo robusto: levantamento das habilidades pela liderança industrial da Zilor, aplicação de avaliações desenvolvidas pelo Senai de Sertãozinho, análise dos resultados e definição dos gaps técnicos. A partir desse diagnóstico, foi criado um plano de desenvolvimento customizado para atender às necessidades reais das equipes.
Segundo Humberto Gomes, coordenador de Educação Corporativa da Zilor, o programa é um marco na formação técnica: "A Matriz de Habilidades é uma ferramenta importante para garantir que nossos times estejam preparados para os desafios da operação. Ao oferecer capacitação prática e adaptada à realidade da Zilor, fortalecemos a eficiência e criamos oportunidades para evolução profissional, além de motivar e reter os nossos talentos."
Os treinamentos são focados em conteúdos técnicos aplicáveis ao processo industrial da agroindústria e acontecem dentro do horário de trabalho, garantindo aprendizado sem comprometer o descanso e o tempo com a família. Essa mudança reforça o compromisso da Zilor com desenvolvimento e qualidade de vida.
Para Lorena Ranucci Lemos, coordenadora de laboratório, o aprendizado é prático e relevante: "Um dos grandes diferenciais do Programa Matriz de Habilidades é sua objetividade, pois ele foca diretamente nas competências necessárias para cada equipe operacional e direciona esforços para tratar os gaps identificados. Com o apoio do time de Educação Corporativa e dos Gerentes da Agroindústria, estamos organizando para esta entressafra uma programação de treinamentos internos e externos, contemplando 100% da Equipe de Laboratórios. Temos certeza de que entraremos na safra 26/27 muito mais preparados, engajados e motivados! É um grande e valioso passo para os resultados que desejamos alcançar."
Já o coordenador de Utilidades e Energia Elétrica, Marcelo Cleber de Sousa, vê no programa uma oportunidade de desenvolvimento para os colaboradores: "O nosso time de utilidades aqui da Salto Botelho está aprendendo muito com os treinamentos. Os conteúdos são ligados à nossa rotina e ajudam a melhorar a qualidade do trabalho. É uma oportunidade que faz diferença no desenvolvimento do colaborador."
Com o programa Matriz de Habilidades a Zilor reafirma seu compromisso com alta performance, inovação, desenvolvimento contínuo, segurança e cuidado com as pessoas, pilares que sustentam sua trajetória de quase 80 anos no setor sucroenergético.
Guilherme Bourroul

