Programa nutricional melhora o desenvolvimento vegetal, forma canaviais mais uniformes e vigorosos e mantém a cana produtiva por mais cortes
03-06-2019
Tecnologia LongeVita atende à demanda de nitrogênio, fósforo, potássio e micronutrientes necessários ao bom desenvolvimento da cultura
Pensando em obter uma cana mais nutrida e com mais cortes, a Yara criou o Programa LongeVita, em que através da utilização de determinados produtos de seu portfólio de soluções, o produtor ou usina consegue postergar a reforma de seu canavial em dois anos com uma produtividade adequada. “O retorno obtido nesses dois cortes a mais pagará a reforma seguinte”, conta o especialista agronômico da Yara, Ademilson Palharin.
Ele explica que a linha LongeVita tem uma série de produtos específicos que atingem as várias fases do cultivo, com flexibilidade operacional e praticidade. “Os produtos da Yara dão grande segurança para quem faz a aplicação, evitando perdas e, consequentemente, revertendo-as em produção para obtenção de um canavial mais uniforme, vigoroso, com mais produtividade e maior ATR de tonelada de cana por hectare.”
| Ademilson Palharin: “O Programa LongeVita trabalha a melhoria na produtividade ano após ano em cada soqueira e no aumento da duração e da longevidade do ciclo total da cultura” |
![]() |
| Foto: Arquivo pessoal |
De acordo com ele, é normal que, com o passar dos anos, haja uma queda de produtividade do canavial, já que é natural da própria cultura o primeiro corte ser mais produtivo, o segundo um pouco menos e assim por diante. “A ideia deste programa nutricional é a manutenção dessa produtividade ou até mesmo seu aumento.”
Palharin ressalta que trabalhos científicos em lavouras demonstrativas mostram que o produtor que investe em produtos premium volta a fazê-lo nos anos seguintes. “Isso é apenas possível devido ao fato de ele conseguir produzir mais com um menor custo e criando um ciclo mais longo em seu canavial.”
Produtor do município paulista de Cravinhos, Álvaro Tadeu Arantes Nogueira aposta na linha de produtos do Programa LongeVita para aumentar a produtividade e a longevidade de seus canaviais e reduzir os custos ao longo do ciclo da cultura, devido a menor quantidade de reformas e replantios. Com canaviais de sete e oito cortes, a média alcançada no último ciclo nos 650 hectares da propriedade foi de 85 t/ha.
| Tabela Longevita |
![]() |
| Fonte: Yara |
Com seus canaviais longevos, Nogueira reformou apenas 81 hectares este ano, cerca de 11% de sua área. Todo o plantio foi feito no sistema Meiosi com soja como cultura intercalar. “Tanto nas linhas-mães como na desdobra, utilizei as soluções do LongeVita, que fornece os micronutrientes (boro, zinco e molibdênio) necessários para um melhor desenvolvimento da parte aérea e raízes das plantas, resultando em melhor vigor, estabelecimento e produtividade.”
O esmero na operação de plantio foi tamanho, que o canavicultor conta que o canavial formado está lindo e “estourando”. “Com certeza, essa área atingirá facilmente três dígitos de produção. Sem falar na longevidade. Devido ao uso do LongeVita, devo ter ganho, no mínimo, mais dois cortes.”
Mas não é apenas o sulco de plantio que se beneficia da linha de produtos da Yara. Nogueira conta que, logo após a colheita, as socarias também recebem atenção. “Depois do plantio, temos a complementação nutricional com o YaraMila, um produto específico para cana-soca.”
| Tabela YaraMila |
![]() |
| Fonte: Yara |
Ele explica que, a partir do momento em que nitrogênio, fósforo e potássio são fornecidos à cultura, a base de nitrato é estabilizada. “Essa tecnologia faz a complementação via foliar, aplicando nutrientes que fazem a diferença na produtividade final.”
CONFIRA NA EDIÇÃO 60 DA REVISTA DIGITAL CANAONLINE O ESPECIAL VIDA LONGA PARA A CANA-SOCA - http://www.canaonline.com.br/conteudo/edicao-60-portal-canaonline-maio-junho-2019.html




