Protagonismo do Brasil na agenda hídrica internacional é reforçado durante Semana Regional da Água 2025 no Chile
10-10-2025

O encontro reuniu representantes governamentais, especialistas e entidades multilaterais para debater modelos de governança da água

A Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) representou o Brasil na Semana Regional da Água 2025, realizada na cidade de Santiago, no Chile, com organismos internacionais e autoridades da América Latina e da União Europeia. O titular da SNSH, Giuseppe Vieira, participou do evento integrando a bancada na reunião do Conselho Intergovernamental de Recursos Hídricos, reforçando o compromisso do Brasil com soluções integradas para segurança hídrica, adaptação climática e produção agrícola sustentável.

O encontro reuniu representantes governamentais, especialistas e entidades multilaterais para debater modelos de governança da água, infraestrutura resiliente, irrigação eficiente e integração de políticas para o campo e para as cidades. A participação da pasta, no dia 8 de outubro, ocorreu em alinhamento com a preparação para a COP30, que terá a água como eixo estruturante das discussões climáticas globais.

"O Brasil enfrenta o desafio de conviver com eventos climáticos extremos e, ao mesmo tempo, garantir produtividade agrícola em regiões vulneráveis. A resposta está em integrar: infraestrutura hídrica, irrigação moderna, revitalização de bacias e políticas públicas articuladas. Esse é o modelo que estamos consolidando no MIDR", afirmou o secretário Giuseppe Vieira durante a sessão plenária.

Na ocasião, o secretário da SNSH apresentou a experiência brasileira com o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), os novos ramais estruturantes do Novo PAC, os avanços em revitalização de bacias hidrográficas e a modernização dos perímetros irrigados com uso de energia solar, automação e pressurização. Também destacou o papel estratégico do Índice de Segurança Hídrica como ferramenta de priorização de investimentos públicos e de atração de parcerias público-privadas.

Além disso, Vieira também compartilhou com a mesa os avanços na formulação dos Planos de Aceleração da Agenda de Ação para 2025-2028, que serão levados para a COP30 e têm a água como elemento central de transformação territorial, social e produtiva. "Ao combinar obras estruturantes com ações de revitalização e participação social, mostramos que segurança hídrica não é apenas gestão de recursos, é estratégia de desenvolvimento regional, adaptação climática e geração de oportunidades", destacou Giuseppe.

A Semana Regional da Água termina nesta sexta-feira (10), e foi um momento para reforçar o papel do Brasil como articulador de políticas integradas para a América Latina, especialmente no que diz respeito à gestão de bacias, uso eficiente da água na agricultura e modelos de governança descentralizada.