Puxado pelo agro, PIB paulista registra crescimento de 1,9% nos primeiros quatro meses de 2025
30-06-2025

No acumulado dos últimos 12 meses, a economia no Estado avançou 3% em relação ao ano passado

A economia no Estado de São Paulo registrou crescimento de 1,9% nos primeiros quatro meses de 2025 em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado, indicaram dados da Fundação Seade. O avanço do Produto Interno Bruto (PIB) paulista no período foi impulsionado pelos setores da agropecuária, com alta de 7,8%, e serviços, com 3,1%.

“Com muito trabalho, continuamos avançando positivamente com a economia de São Paulo. O crescimento do PIB paulista nos primeiros quatro meses do ano mostra que estamos na direção certa. Persistiremos neste caminho para que 2025 continue garantindo muitas oportunidades para os paulistas no mercado de trabalho e para quem deseja empreender em nosso estado, com mais atração de investimentos”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

No acumulado dos últimos 12 meses, comparados aos 12 meses imediatamente anteriores, o PIB paulista cresceu 3,0%. Neste recorte, o destaque foi para o setor de serviços, que avançou 3,5%, seguido pela indústria, com crescimento de 0,8%. Já na comparação com abril de 2024, o indicador avançou 0,1% em abril deste ano. 

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, os dados são mais uma comprovação da vocação de SP para o agro. “Temos em São Paulo a mais competitiva e sustentável agropecuária do mundo. Temos cana-de-açúcar, pecuária, os grãos, o suco de laranja, e tantas outras cadeias que dão orgulho para o Brasil e para o mundo”.

Potência Agroambiental

O agro paulista tem se destacado também na pauta de exportações do estado, representando, nos cinco primeiros meses de 2025, 40,6% de tudo que São Paulo embarcou para o exterior. Desde 2024, São Paulo é o principal exportador agrícola do país, com uma pauta de produtos diversificada com destaque para complexo sucroalcooleiro: participa com 24,3% do total exportado pelo agro paulista, setor de carnes: responsável por 14% das vendas externas do setor, complexo soja que equivale com 11,7% do total exportado, grupo de sucos, 11,5% de participação e os produtos florestais, que representam 11,4% do volume exportado. Os dados são da Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócios.

Mais informações pelo site https://pib.seade.gov.br/

 Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP