Quando aplicar os maturadores nos canaviais
01-04-2022

Trata-se de uma ferramenta de gestão de colheita para o ano todo, mas em certos períodos seu uso é ainda mais necessário

Para Carlos Alberto Mathias Azania, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a principal janela de aplicação dos maturadores é no início do ciclo, entre 15 de fevereiro e o final de abril. “Esse é um período bastante vegetativo para a cana, pois ainda não existem estímulos naturais para sua maturação. Os maturadores aplicados nesse momento irão diminuir seu ritmo de crescimento. A planta continuará seu processo de fotossíntese, porém, toda a energia produzida em forma de glicose e frutose não será convertida para produção de colmos ou de flores, mas para o acúmulo de sacarose. Dessa forma, é possível adiantar o início da moagem para o final de março ou começo de abril”, observa Azania.

Os pesquisadores da Unesp, Carlos Alexandre Costa Crusciol e Gabriela Ferraz de Siqueira explicam que em início de safra, os maturadores promovem redução da taxa de crescimento vegetativo, precocidade na maturação, incremento do teor de sacarose nos colmos e aumento na produtividade de açúcar; em meio de safra, potencializam o processo de maturação, em regiões que apresentam outono/inverno chuvoso; e em final de safra, os maturadores inibem a retomada do crescimento vegetativo mantendo o teor de sacarose elevado por maior período, possibilitando colheita de matéria-prima de melhor qualidade.

Mesmo que para Azania a melhor janela de aplicação de maturadores seja o início da safra, ele defende a aplicação de maturador em outras fases da colheita. Nos meses de maio e junho só deve ocorrer, segundo Azania, em regiões onde a pluviosidade permanece alta. Já nos meses de julho e agosto, a cana irá acumular naturalmente sacarose. E para manter esses níveis de sacarose da planta, que naturalmente volta a receber estímulos para crescer em função do retorno das chuvas, o indicado é aplicar o maturador de 15 de setembro até meados de novembro.

Para Crusciol e Gabriela, o manejo adequado da colheita com o uso de maturadores eleva a qualidade tecnológica da matéria-prima e o rendimento industrial, independente da época de sua utilização, podendo incrementar de 4 a 8% o teor de ATR, oscilando de acordo com o potencial produtivo da variedade e da época em que os maturadores são utilizados.

Eles observam que o conhecimento do modo de ação dos maturadores é essencial para se obter os melhores resultados, principalmente quanto à época de aplicação e ao intervalo de resposta dos produtos. Os maturadores considerados de “resposta rápida” podem proporcionar resultados positivos a partir de 15 dias, ou mais comumente de 25 a 40 dias, enquanto os maturadores de “resposta mais lenta” proporcionam os melhores resultados a partir de 40 dias, podendo chegar a 60 dias. É primordial o planejamento da colheita na época indicada pelo fabricante, pois o manejo inadequado pode acarretar menor resultado.

VEJA MATÉRIA COMPLETA:

http://www.canaonline.com.br/conteudo/maturador-e-uma-ferramenta-de-gestao-de-colheita-para-o-ano-todo-mas-a-principal-janela-de-aplicacao-em-cana-e-entre-15-de-fevereiro-ao-final-de-abril.html