Raízen busca novos investidores após salto nas dívidas
04-09-2025

Foto: Raízen/Divulgação
Foto: Raízen/Divulgação

Joint venture da Cosan e Shell nega proposta formal da Mitsubishi, mas admite análise de alternativas de capitalização

Em busca de reestruturação financeira, a Raízen, uma das maiores processadoras de cana-de-açúcar do mundo, tem avaliado potenciais novos investidores. O movimento ocorre após a companhia ter registrado um crescimento de 56% em suas dívidas líquidas frente ao ano passado. 

Em comunicado divulgado ao mercado, a Cosan, que juntamente à Shell formam a joint venture Raízen, informou que ambas as empresas analisam, em conjunto, potenciais investidores para uma operação de capitalização da companhia. “Não há, entretanto, quaisquer aprovações ou eventos vinculantes até o momento”, apontou o texto. 

A manifestação ocorreu após a agência de notícias Bloomberg noticiar que a japonesa Mitsubishi estaria avaliando fazer uma proposta pelas ações da Raízen. Conforme fontes ouvidas pela agência, as conversas estão em fase inicial. 

Segundo a Cosan, eventuais desenvolvimentos relevantes serão prontamente divulgados, conforme a regulamentação aplicável. “A Companhia manterá o mercado oportunamente informado sobre eventuais desdobramentos relevantes do tema”, acrescentou o comunicado.

Na última semana, a Raízen vendeu duas usinas em Mato Grosso do Sul para a Cocal Agroindustrial. A ação, conforme a própria companhia, faz parte da estratégia de otimização do portfólio, simplificação das operações e aumento da rentabilidade agroindustrial. 

Fonte: Estadão