Raízen celebra a 5ª edição do Timão de Ouro com cerimônia de premiação no Rio de Janeiro
10-11-2025
Evento reconhece tripulações que se destacaram em segurança e boas práticas no transporte aquaviário de combustíveis. Equipe de Manaus conquistou o troféu
A Raízen realizou no último dia 6 de novembro, no Prodigy Hotel Santos Dumont, no Rio de Janeiro, a cerimônia de premiação do 5º Timão de Ouro, programa que reconhece as tripulações que se destacaram em segurança e boas práticas no transporte aquaviário de combustíveis. O evento reuniu os tripulantes campeões e suas famílias, empresários e representantes das empresas de navegação e terminais parceiros, além de autoridades do setor e do time Raízen, em uma celebração que reforça o compromisso da companhia com a segurança operacional e a valorização dos profissionais da navegação.
Valorização das boas práticas na navegação
Em sua quinta edição, o Timão de Ouro é um dos principais projetos de reconhecimento da Raízen no segmento aquaviário. O programa tem como objetivo incentivar e reconhecer o esforço dos tripulantes que realizam o transporte de combustíveis obedecendo a todos os protocolos de segurança, além de promover o engajamento das empresas de navegação parceiras nas práticas de SSMA (Segurança, Saúde e Meio Ambiente).
Etapas e premiação
Nesta edição, participaram oito tripulações, indicadas por quatro Empresas Brasileiras de Navegação (EBNs), totalizando 54 tripulantes. A competição é dividida em quatro fases sendo a 1ª fase, a de elegibilidade, conduzida pelas próprias empresas de navegação, que indicaram suas equipes com zero acidentes, cumprimento integral do cronograma de simulados e engajamento em campanhas de segurança e treinamentos.
As equipes elegíveis avançaram para 2ª fase que, por meio de uma prova teórica, avaliou-se os conhecimentos técnicos e operacionais. As quatro melhores equipes seguiram para a 3ª fase que consistia em uma prova prática que avaliaram o desempenho das equipes em testes de atracação, exercício simulado e avaliação de saúde e bem-estar. Ao todo, 27 tripulantes chegaram à etapa final.
A tripulação vencedora da 5ª edição do Timão de Ouro foi do grupo Oziel Mustafa, de Manaus, que opera o rebocador João Miguel. A equipe ganhou uma viagem ao Rio de Janeiro, com direito a levar três acompanhantes. As tripulações que conquistaram o segundo e terceiro lugar foram reconhecidas com os troféus de prata e bronze, respectivamente.
“O Timão de Ouro é uma iniciativa que traduz, na prática, o nosso compromisso com a segurança e a excelência operacional. Ao longo dos últimos anos, o programa tem fortalecido a cultura de segurança entre as tripulações e empresas parceiras, reconhecendo o esforço de quem atua com responsabilidade e dedicação nas operações aquaviárias. A continuidade dessa jornada é fundamental para seguirmos evoluindo juntos, com segurança e orgulho de fazer parte dessa história, reforça Leandro Silva, diretor de Operações da Raízen.
Prêmios Gestão 360º Aquaviário e TerminalPortuário
Durante a cerimônia de premiação, também foi realizada a entrega dos prêmios do Gestão 360º Aquaviário e Portuário, iniciativa que também reconhece a excelência de empresas e profissionais do setor que homenagearam:
- Melhor EBN (Empresa Brasileira de Navegação) – troféu corporativo;
- Melhor Gestor de SSMA – placa e valor em cartão de crédito;
- Melhor Gestor de Operações – placa e valor em cartão de crédito;
- Melhor Terminal Terceiro – troféu corporativo.
Sobre a Raízen
A Raízen, joint venture entre a Cosan e a Shell, atua na produção, logística de distribuição e comercialização de combustíveis e açúcar. Como licenciada da marca Shell, atua na distribuição de combustíveis, lubrificantes e outras especialidades no Brasil, além de operações de refino na Argentina e distribuição de derivados de combustíveis e lubrificantes na Argentina e no Paraguai, com uma rede de mais de 8 mil postos revendedores nos três países. A empresa possui mais de 40 mil colaboradores, 28 usinas e mais de 70 bases de distribuição de combustíveis no Brasil, além de presença em portos e aeroportos.
Fonte: Raízen

