RB92579 é um bom exemplo de que não se deve desenvolver uma variedade de cana pensando unicamente na área agrícola
14-06-2022

Tema foi debatido durante a live “O açúcar e a mulher do campo, indústria, forno e fogão”

Leonardo Ruiz

A RB92579 é uma das variedades mais cultivadas no Nordeste em função de sua característica de resistência ao déficit hídrico. No entanto, embora esse material apresente resultados agronômicos fantásticos, ele acarreta grandes problemas para a indústria, principalmente para as empresas que produzem e comercializam açúcar branco, uma vez que ele gera um caldo escuro.

A Coruripe Matriz, localizada em Alagoas, por exemplo, já chegou a ter 80% de seu plantel coberto com o material. Na safra passada, esse número foi relativamente menor: 65%. A Gerente Corporativa de Qualidade Industrial da companhia, Lourdes Cruz, afirma que a 579 é uma excelente variedade, que perfilha bem e que pode elevar a produtividade em 30% na comparação com outros materiais. “O problema é quando ela chega na indústria. Produzir açúcar com ela pensando em mercado é muito complicado.”

Durante sua participação na live “O açúcar e a mulher do campo, indústria, forno e fogão”, realizado pela CanaOnline na última semana, a profissional afirmou que os institutos de melhoramento genético precisam incluir a indústria na hora de criar materiais. “A 579 é um bom exemplo de que não podemos desenvolver uma variedade pensando unicamente na área agrícola.”

Patrícia Fontoura, gerente de Planejamento e Desenvolvimento Agrícola da Cofco International, explicou que isso ocorre, porque 70% dos custos da produção do açúcar estão na área agrícola e para diluir este custo, o foco é obter mais produtividade por hectare e mais açúcar por tonelada. Atender a esses objetivos é o principal foco dos institutos de pesquisa de melhoramento genético de cana ao desenvolverem as variedades. A situação se torna mais difícil na região Nordeste, devido ao baixo índice pluviométrico poucas variedades de cana apresentam bom desempenho. A RB92579 é uma exceção, responde muito bem às características da região. O que explica ser a cana mais plantada e cultivada do Nordeste, mesmo seu caldo sendo escuro.

Assista a live completa: