“Recolhimento de palha é a única oportunidade de ganhos do setor de cana nos dias atuais”
12-08-2015

Esta afirmação é de Luiz Carlos Dalben, diretor da agrícola Rio Claro, de Lençóis Paulista, que fornece palha de cana desde 2004 para o Grupo Zilor. Dalben participou na manhã de hoje como palestrante no 1º Seminário sobre Biomassa de cana-de-açúcar & Cia, realizado pelo Grupo IDEA, em Ribeirão Preto. 

Dalben contou que retira de 40% a 45% da palha do campo. "Esse processo é feito de 9 a 10 dias após a colheita, para que a umidade possa atingir 14%.”
Além dos benefícios para a indústria, como a possibilidade de cogerar energia e produzir etanol de 2G, Dalben afirma que o recolhimento desse resíduo também ajuda a área agrícola. "Já não aplicamos produtos para controlar a Cigarrinha-das-Raízes. Além disso, esse processo facilita, e muito, os tratos culturais".

Na abertura, Dib Nunes, presidente do Grupo IDEA, disse que o 1o Seminário de Biomassa da Cana-de-açúcar, é o primeiro evento do gênero voltado exclusivamente ao setor canavieiro e tem como principal finalidade aprimorar os processos produtivos para que os produtos finais da industrialização da biomassa da cana ganhem mais competitividade. O evento abordará basicamente as tecnologias de recolhimento da palha para a fabricação de bioeletricidade e etanol 2G.

Veja mais informações, na revista digital CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o App CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br