Reportagem do Programa AutEsporte aborda o aumento da mistura de anidro à gasolina para 27%
09-02-2015

Matéria cita recomendação da Anfavea para motorista utilizar gasolina Premium até o fim de testes

 

Na manhã do último domingo, 8 de fevereiro, o Programa AutoEsporte, transmitido pela TV Globo, apresentou reportagem sobre o aumento da mistura de etanol anidro à gasolina, de 25% para 27%.
De acordo com a matéria, essa alternação na mistura nem será percebida por quem tem carro flex. Para falar sobre o assunto, o programa ouviu o engenheiro do Instituto Mauá, Renato Romio. Segundo ele, isso “vai gerar aumento de consumo que não vai chegar a um por cento. O consumidor não vai perceber essa diferença no teor do álcool.”
No entanto, a matéria cita informação da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), que recomenda que o abastecimento deve ser feito com a gasolina Premium, uma vez que ainda não existiriam estudos de durabilidade com a mistura de 27% de anidro na gasolina. A Premium tem alta octanagem e vai manter a porcentagem de 25% de etanol.
Por isso, quem tem carro movido apenas a gasolina precisa ficar atento, inclusive com as contas, segundo a reportagem. A matéria afirma que não é em todo posto em que se encontra esta gasolina. E o litro custa em torno de R$ 0,70 centavos a mais do que a gasolina comum. Num tanque de 50 litros, o gasto seria de R$ 35 a mais. “Por enquanto a diferença é mesmo no bolso”, diz a matéria.
A reportagem é finalizada com uma afirmação de Renato Romio. Ao falar sobre o aumento da adição do anidro à gasolina, ele diz que, “assim como você não vai perceber essa diferença no consumo, não vai perceber essa diferença no desempenho do carro.”
Para ver a matéria na íntegra, para clicar no link abaixo. A matéria foi apresentada no primeiro bloco, logo no início do programa AutoEsporte (com 1 minuto de vídeo).
http://www.videosdiversosdatv.com/2015/02/autoesporte-08022015-completo.html

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.