Retorno das chuvas e incorporação de adubo favorecem recuperação de canaviais
19-10-2021

Abaladas pela forte seca, plantações de cana ganham novo fôlego para brotar, perfilhar e crescer

Renato Anselmi

A volta das chuvas, mesmo que não seja ainda na intensidade ideal, cria condições favoráveis para realização da adubação das soqueiras visando a recuperação dos canaviais, que foram seriamente abalados pela forte seca durante o Inverno. “A umidade no solo é necessária para que ocorra um bom aproveitamento dos nutrientes pelas lavouras. A cana tem dificuldade para absorver o adubo com o tempo muito seco”, observa o engenheiro agrônomo Auro Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas.

Segundo ele, o retorno das chuvas e a adubação adequada vão favorecer o desenvolvimento dos canaviais. “Na seca, a cana não estava nem brotando. Realizando agora a adubação de soqueira serão criadas condições favoráveis para a cana brotar, perfilhar e crescer. Para melhorar ainda mais o desenvolvimento da cana, produtores e usinas farão, posteriormente, a adubação foliar”, afirma. Na avaliação dele, existe atualmente uma grande preocupação em cuidar bem do canavial para que possa haver um aumento do faturamento com os bons preços previstos para o setor.

Para que ocorra elevação da produtividade e, consequentemente, maior oferta de cana, a adubação de soqueira deve ser realizada de maneira eficiente visando um melhor aproveitamento dos nutrientes pela planta. Os adubadores de discos, desenvolvidos pela DMB, são dotados de tecnologia que otimizam a operação e evitam desperdício de fertilizante. Esses implementos cortam a palha e enterram o adubo em uma determinada profundidade junto às linhas da cana.  O modelo 2300 A faz a aplicação do fertilizante em três linhas simultaneamente. O Adubador de Discos 1250 H distribui o produto em duas linhas.

“O adubo bem aplicado aumenta a produtividade e a longevidade do canavial, diminuindo o custo de produção e elevando os ganhos financeiros”, ressalta. A incorporação do adubo permite o uso de fonte nitrogenada com base em ureia, pois não há, nesse caso, perda por volatilização. Quando a aplicação é feita sobre a palha, a fonte nitrogenada precisa ser obrigatoriamente nitrato de amônio, que não apresenta problemas de degradação por causa das condições climáticas. Mas, tem preço mais elevado e é mais difícil de ser encontrado. A utilização de Adubadores de Discos melhora também a absorção de outros componentes da fórmula NPK.

Outra solução disponibilizada pela empresa, para adubação de soqueiras, é o “Distribuidor de Adubo em Profundidade e Óxido Superficial”, que enterra o adubo em três linhas de cana e simultaneamente aplica óxido em superfície. Além de possibilitar a incorporação do adubo, esse equipamento possui um sistema que viabiliza a aplicação de óxidos de cálcio e magnésio na linha de cana de maneira regular e constante, sem falhas.

A utilização de óxidos no período pós-colheita é considerada também um fator importante para o desenvolvimento de canaviais.  “O cálcio gera benefícios para o desenvolvimento do sistema radicular, que é renovado nessa fase da cultura. O magnésio ajuda na brotação, porque age na molécula da fotossíntese”, resume Auro Pardinho.

Fonte: CanaOnline