Ricardo Pinto está no livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”
30-07-2024
O livro é um “catálogo digital” com a análise de especialistas sobre a evolução do setor bioenergético e o registro de personalidades que contribuem e contribuíram para essa evolução
Em sua participação na live “As Finanças do Setor Bioenergético”, realizada para conteúdo do livro: “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, Ricardo Pinto, presidente da Consultoria RPA, relembrou que da época do ProÁlcool houve empresas que se se transformaram em megas usinas e as que fecharam. “Quem surfou na crista da onda é porque teve gestão”, salientou.
Ricardo observou que em outra onda expansionista, a de 2005 a 2011, foram inauguradas 103 unidades, quando existiam 265, ou seja, mais de 30% do setor em apenas seis anos. “Quem tinha gestão eficiente, não só sobreviveu, como cresceu, já outros foram para a recuperação judicial (RJ). Em janeiro de 2023 havia 103 unidades em RJ, a boa notícia é que em janeiro de 2024 caiu para 90 unidades em RJ.”
Após longo ciclo em baixa, segundo Ricardo, o setor parece estar finalmente em uma guinada positiva. “Nas últimas safras, as usinas aumentaram seu faturamento, expandiram suas margens e reduziram parte de suas dívidas. O setor vai precisar crescer em cana, o mercado internacional de etanol vai crescer, o mundo vai precisar de açúcar e etanol do Brasil. Atualmente, o Brasil responde por 55% do mercado de açúcar”.
Ricardo é um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, produzido pela equipe da CanaOnline. Seu primeiro lançamento será em 14 de agosto na 30ª Fenasucro & Agrocana.

