Compartilhe:

Robô identifica plantas daninhas, faz aplicação localizada e reduz em até 45% uso de herbicidas

O “guardião da sua lavoura”. É assim que a Solinftec, líder global em soluções de inteligência artificial e práticas agrícolas sustentáveis, descreve o Solix AG Robotics. Em exposição no estande da marca na Agrishow 2024, a tecnologia foi desenvolvida para viver em campo, utilizando a Inteligência Artificial (IA) para monitorar e cuidar de cada pedaço dos canaviais, se adaptando às condições e aprendendo constantemente sobre os ambientes onde está inserida.

Movido a energia solar, o Solix distingue a cana-de-açúcar das principais espécies de plantas daninhas como nenhuma outra IA consegue fazer. “Nosso equipamento é composto por câmeras e sensores que trabalham de forma autônoma. Ao identificar a presença de uma planta daninha, ele faz a aplicação localizada, reduzindo em até 45% o uso de herbicidas em pós-emergência”, explica o gerente comercial da Solinftec, Bruno Mourão.

O profissional ressalta que o Solix consegue fazer de 10 a 15 hectares por dia, abrangendo um total de 16 linhas simultâneas. Ele também consegue operar por 72 horas sem precisar recarregar suas baterias solares. “Lembrando que o equipamento é bastante leve, não causando compactação no solo, uma das maiores dores do sistema atual de produção de cana-de-açúcar do Brasil.”

Atualmente, a Solinftec possui dez robôs em operação em lavouras de cana-de-açúcar nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás. “Essa é uma tecnologia já consolidada no mercado de grãos, e que chega agora para fazer a diferença nos canaviais brasileiros”, finaliza Mourão.