Rotação para melhoria da qualidade do solo e aumento de produção deve ser feita com adubos verdes. Soja e amendoim são alternativas para incremento de renda
19-04-2022
Assunto foi amplamente debatido durante a live “Soluções para a cana-de-açúcar sofrer menos com a crise dos fertilizantes", realizada pela CanaOnline na última semana
Texto: Leonardo Ruiz
Na hora de escolher a cultura para rotação com cana-de-açúcar, seja em Meiosi ou em área total de reforma, o produtor pode optar por um de dois caminhos possíveis: o que trará maior retorno econômico ou aquele que irá potencializar a qualidade e vida do solo e aumentar a produtividade da cana-de-açúcar que ali será plantada posteriormente. Caso priorize a primeira opção, a soja e o amendoim despontam como as culturas de maior interesse. Já aqueles que buscam benefícios microbiológicos e maior produção de cana devem partir para os adubos verdes, com destaque para as crotalárias.
Na última semana, a CanaOnline realizou a live “Soluções para a cana-de-açúcar sofrer menos com a crise dos fertilizantes". A utilização de adubos verdes em áreas de rotação foi um dos temas debatidos. Na visão da Pesquisadora Científica do Centro de Cana do IAC e Chefe do Centro de Pesquisas do IAC em Jaú/SP, Raffaella Rossetto, essas plantas de cobertura têm um enorme potencial de aumentar a biodiversidade do solo através da ciclagem de nutrientes e fixação biológica de nitrogênio.
O Produtor e Pesquisador da AgroQuatro-S Experimentação Agronômica Aplicada, Sérgio Quassi de Castro, segue na mesma linha. Em um de seus experimentos, ele conta que chegou a encontrar uma crotalária com raízes que chegavam a 40cm de profundidade. “É uma veia de oxigenação no solo que, além de proporcionar ganhos microbiológicos, chega a incrementar a produtividade da cana em até 1,5 ton/ha/ciclo.”
Na visão de Castro, o ideal é apostar no equilíbrio na hora de escolher a cultura rotacional ou intercalar. “Nos solos de melhor potencial, o amendoim ou soja são as melhores opções, pois trarão retorno financeiro mais rápido. Já em áreas com presença de nematoides e/ou com um ambiente de produção mais restritivo, recomendo o uso de adubos verdes para a melhoria da qualidade do solo.”
Para o Consultor Técnico da EnerCana, Rene de Sordi, existem adubos verdes até melhores que a crotalária, como a brachiaria ruziziensis. “Infelizmente, esse nome acaba afastando possíveis adeptos. Mas é uma planta que acarreta ganhos fantásticos.” O Coordenador Científico do NPV - Nutrientes para a Vida, Valter Casarin, endossa a fala de Sordi. “Essa brachiaria é uma bomba de potássio. Ela busca nutrientes lá embaixo, cicla-os e os deixa disponíveis para a cultura seguinte.”
O pesquisador do NPV finalizou sua fala ressaltando ainda mais a importância da rotação de culturas visando a manutenção da vida do solo. “Essa prática é fundamental para a cultura da cana-de-açúcar, pois é através dessa preservação que conseguiremos continuar produzindo na mesma área, sem precisar lançar mão do desmatamento.”
Fonte: CanaOnline
Assista a live completa:

