São José Agroindustrial investe em variedades de cana responsívas a solos e ambientes restritivos
Há alguns anos, a São José Agroindustrial, localizada em Igarassu, Pernambuco, iniciou um trabalho de manejo varietal visando diversificar seu plantel. “Sabemos que essa questão de variedade influencia muito na produtividade. Por um bom tempo, tivemos um percentual muito grande de algumas variedades que eram mais predominantes. Nos últimos três anos, passamos a fazer parcerias com institutos de pesquisas para desenvolver variedades que sejam adaptadas às nossas condições”, informa Franciele Cavalcanti, coordenadora de Planejamento e Tratos Culturais.
A São José se encontra na região dos tabuleiros, que apresenta muitas manchas de solo restritivo e ambientes de produção desfavoráveis: menor precipitação de chuvas, ventos fortes, área de encostas. E a Nufarm passou a ser uma importante parceira, fornecendo opções de variedade que respondem favoravelmente nessas condições. “Mesmo nessas condições, o material se desenvolve muito bem, perfilham bastante, agregam maior produtividade e longevidade”, salienta.
A São José, a cada safra, aumenta a mecanização dos canaviais, o que torna necessário a busca por variedades de cana eretas, propícias ao corte mecanizado. “Tudo isso são pontos que colocamos no manejo de variedades, inclusive a característica de entregar um ATR mais alto. E no nosso plantel tínhamos deficiência de variedades precoces, para trabalhar no início de safra. Atualmente, já temos mais opções."
Confira mais detalhes no vídeo:

