Compartilhe:

São José testa variedade de cana para ambientes mais restritivos, com maior produtividade e açúcar

São José Agroindustrial testa variedade de cana para ambientes mais restritivos e que oferece alta produtividade e mais açúcar

Além de escassez de água, a região Nordeste apresenta boa parcela de solos considerados restritivos - com baixa fertilidade. Mas como a expansão canavieira, empreendida principalmente nos anos 2000, se deu em áreas com características semelhantes a do Nordeste, praticamente todo o setor passou a ter o desafio de implementar canaviais que se desenvolvam satisfatoriamente nesses ambientes.

Esse é um dos principais motivos da grande adoção da variedade RB867515, - por muitos anos a mais plantada no Brasil -, considerada mais rústica, capaz de apresentar melhor desempenho sob essas condições desfavoráveis. Já no Nordeste, a 7515 dividiu o sucesso com a RB92579.

No entanto, novas variedades foram desenvolvidas, oferecendo maior produtividade e quantidade de açúcar. E a 7515 e 579 estão sendo substituídas. Outras variedades estão sendo testadas pelas unidades bioenergéticas e produtores, uma delas lançada pela Nuseed (ex-Grambio). É o que acontece na São José Agroindustrial, localizada em Igarassu, PE.

Confira o desempenho dessa variedade nas palavras de Willymberg Barreto, gerente de irrigação da São José.