Saulo Cantasini está no livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”
12-08-2024

O livro é um “catálogo digital” com a análise de especialistas sobre a evolução do setor bioenergético e o registro de personalidades que contribuem e contribuíram para essa evolução

A Usina Alta Mogiana, localizada em São Joaquim da Barra – SP, foi uma das primeiras unidades bioenergéticas a mecanizar 100% a sua colheita, anos antes do prazo estipulado pelo Protocolo Agroambiental. “Iniciamos a implantação da colheita mecanizada em 1995, com as antigas Santal Amazon, primeira colhedora de cana crua com tecnologia 100% nacional. A partir dali, expandimos nossa operação, culminando na extinção do corte manual em 2011”, contou Saulo Cantasini, gerente de Plantio e Colheita na Usina Alta Mogiana, durante a live: “A Evolução na Mecanização dos Canaviais”, realizada para captação de conteúdo do livro: “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”.

O profissional observou que a rápida transição para o corte mecanizado se deu, principalmente, pela escassez de mão de obra local. No entanto, os ganhos em eficiência operacional, redução de custos por processos trabalhistas e apelo ambiental também pesaram nessa balança.

Além da colheita, o plantio na Alta Mogiana também é realizado por máquinas. Em 2023, mais de 7.500 hectares foram plantados mecanicamente.  “A tecnologia das plantadoras evoluiu muito nos últimos anos. Um dos problemas que tínhamos era no deslocamento pelo sulco após as chuvas. Por vezes, os tratores transitavam alinhados, mas a plantadora, não. Uma das inovações nos permitiu acoplar a parte do sulco ao terceiro ponto do trator, praticamente extinguindo o problema. Outro benefício das plantadoras atuais é a rápida retomada após as chuvas, fato que só é possível pela diminuição do peso das máquinas.”

Saulo é um dos personagens do é um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, produzido pela equipe da CanaOnline. Seu primeiro lançamento será em 14 de agosto na 30ª Fenasucro & Agrocana.