Sem tecnologia para aumento de longevidade do canavial, margem de contribuição despenca e ponto ideal de renovação fica entre o 3º e 4º corte
24-02-2022

 Ponto ótimo de renovação (cortes) segundo o valor do kg do ATR. Gráfico: Projetos Pecege
Ponto ótimo de renovação (cortes) segundo o valor do kg do ATR. Gráfico: Projetos Pecege

Assunto foi debatido durante a live “Irrigação - longevidade dos canaviais e a viabilidade econômica" promovida pela CanaOnline

Texto: Leonardo Ruiz

No dia 16 de fevereiro, a CanaOnline realizou a live “Irrigação - longevidade dos canaviais e a viabilidade econômica", que debateu os benefícios da técnica, que tem o poder de prolongar a vida dos canaviais com alta produtividade e, assim, diluir os crescentes custos com formação de novas áreas.

Em sua apresentação, o gestor de projetos do Pecege, João Rosa (Botão), fez uma análise sobre os impactos da margem de contribuição de cada corte com base nos cenários de custo de produção e produtividade a fim de encontrar um ponto ótimo de renovação das áreas. Segundo ele, quando o preço do kg do ATR (Açúcar Total Recuperável) ultrapassar R$ 1,20, o ideal seria reformar o canavial ainda no terceiro corte.

“Na prática, isso é um absurdo. Não estou falando para ninguém fazer isso. Esse raciocínio serve apenas para mostrar as margens de contribuição que os cortes nos oferecem. Ocorre que, a partir do momento em que minha produtividade cai drasticamente, como do terceiro para o quarto corte, as margens de contribuição também seguem o mesmo caminho.”

Margens de contribuição de cada corte com base nos cenários de custo de produção e produtividade

Gráfico: Projetos Pecege

Na visão do profissional, a alternativa para aproveitar os bons preços do ATR e ao mesmo tempo diluir os altos custos com formação - que estão se aproximando da casa dos R$ 12 mil por hectare - é o uso de tecnologias que permitam elevar a longevidade com produtividade, estendendo assim o ponto ótimo de renovação de cada área. “A irrigação tecnificada é o melhor exemplo. Quem investiu nesse tipo de tecnologia antes de 2020 conseguiu passar bem por 2021, um ano bastante drástico do ponto de vista climático.”

Além da participação de Botão, a live da CanaOnline reuniu ainda profissionais da Raízen e da Coruripe que forneceram detalhes de suas tecnologias de irrigação, bem como dos benefícios que vem sendo observados até o momento. O evento on-line contou também com a presença do líder da Área de Cana na Netafim, Lucas Victório, que falou sobre a irrigação por gotejamento, modalidade que entrega as quantidades ideais de recursos hídricos de acordo com as fases do cultivo, no momento certo e diretamente na raiz da planta, maximizando os resultados.

Para assistir a live completa, basta clicar neste link: https://www.youtube.com/watch?v=Rb9Lgk4aOfw