Serafim Meneghel será um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito
10-06-2024

O livro é um “catálogo digital” com a análise de especialistas sobre a evolução do setor bioenergético e o registro de personalidades que contribuem e contribuíram para essa evolução

Nascido em Piracicaba, SP, Serafim Meneghel chegou em Bandeirantes, no Paraná em 1940, aos oito anos de idade. Seu pai, Luiz Meneghel, migrou com a família para se dedicar ao plantio de cana-de-açúcar na região. Criando a Usina de Açúcar e Álcool Bandeirantes (Usiban), que realizou sua primeira safra em 1944, tornando-se referência econômica para o município.

O grupo catapultou o desenvolvimento na região e garantiu a sobrevivência de incontáveis famílias. Ao longo dos anos, Serafim se tornou presidente da usina, posto em que permaneceu por mais de 30 anos, saiu em outubro de 2003, indiscutivelmente, foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da cana no Norte paranaense.

Dono de uma visão empreendedora que impressionava, valorizava a educação, por isso, investiu na implantação de cursos de formação profissional, pagou faculdade para muitos se formarem em agronomia. Além de incentivar e doar terras para a construção da Faculdade de Agronomia de Bandeirantes, fundada em 1970 e que em 2001 sofreu processo de estadualização passando a ser Universidade Estadual do Norte do Paraná, ampliando a gama de cursos.

Com seu chapelão, barba longa, sorriso farto Serafim era um personagem diferenciando. Também fez fama como dirigente de futebol, sendo presidente do União Bandeirantes por anos, com passagens inusitadas. Mas essa já é outra história.

Serafim faleceu em novembro, de 2020 e será um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, produzido pela equipe da CanaOnline. O maior levantamento jornalístico sobre a evolução do setor bioenergético, além de retratar ícones do universo canavieiro.

No livro, as informações não se resumem a escrita, pois ganham o reforço da fala e da imagem, será lançado no segundo semestre de 2024. Terá uma versão impressa e outra digital.