Setor abandona viveiros e volta a utilizar mudas de canaviais comerciais
27-03-2025
De 2018 a 2025, a utilização de mudas provenientes de viveiros caiu de 21,7% para 11,5%
Dados da pesquisa “Novas Técnicas de Plantio”, divulgada nesta terça-feira (25) durante a primeira reunião do Grupo Fitotécnico de Cana-de-Açúcar de 2025, mostraram que o setor vem gradativamente abandonando o uso de viveiros, dando preferência para a utilização de mudas provenientes de áreas comerciais.
Para o consultor e coordenador da pesquisa, Rubens Braga Júnior, esse fato é preocupante, pois mostra que produtores e usinas estariam deixando de lado práticas consideradas essenciais para a formação de canaviais de alto desempenho. “Formar viveiros é importantíssimo. É a base de tudo. Se não começarmos com uma cana de bom nível, iremos arrastar esse problema por, no mínimo, cinco anos.”
Com informações de 203 unidades produtoras, distribuídas em 16 estados brasileiros, totalizando 964 mil hectares amostrados em áreas de renovação, a pesquisa revelou que 84,9% das mudas utilizadas no plantio desta safra foram provenientes de canaviais de primeiro (52,5%) e segundo/mais cortes (26,4%). Apenas 11,4% tiveram como os viveiros como origem. “Estamos caminhando no sentido inverso. Já tivemos uma proporção bem maior de viveiros, mas desde 2018 temos observado uma queda vertiginosa”, relata o pesquisador.

